Dr. Augusto Bussab | Reprodução Humana | WhatsApp
Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Quando buscar a doação de gametas ou embriões?

por Dr. Augusto Bussab



"A infertilidade conjugal é considerada hoje um problema de saúde que afeta um percentual bastante expressivo da população mundial, entre homens e mulheres. Nos casos mais severos, pode ser impossível conseguir gametas dos futuros pai e mãe para realizar a fecundação, mesmo para as técnicas […]"
Quando buscar a doação de gametas ou embriões?

A infertilidade conjugal é considerada hoje um problema de saúde que afeta um percentual bastante expressivo da população mundial, entre homens e mulheres. Nos casos mais severos, pode ser impossível conseguir gametas dos futuros pai e mãe para realizar a fecundação, mesmo para as técnicas de reprodução assistida mais complexas.

Este texto mostra detalhadamente em quais situações um casal pode recorrer à doação de gametas ou embriões, como este procedimento é feito e como as técnicas de reprodução assistida podem auxiliar casais, com as mais diferentes demandas reprodutivas, a ter filhos.

 

O que são gametas e embriões?

São chamados gametas as células reprodutivas de homens e mulheres, respectivamente espermatozoides e óvulos. Essas células ficam armazenadas nas glândulas sexuais – testículos e ovários – e são liberadas para fecundação de formas diferentes.

Para as mulheres, todas as células reprodutivas são formadas ainda no período embrionário, permanecendo paralisadas em um estágio de desenvolvimento específico até a puberdade.

A partir da menarca, a função reprodutiva feminina acontece de forma cíclica, com amadurecimento de um único óvulo por ciclo, liberado para fecundação no processo chamado ovulação.

No caso dos homens, a cada ejaculação novos espermatozoides são produzidos e expelidos pelo sêmen – uma solução composta também pelos líquidos produzidos pelas glândulas anexas (próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais), responsável pela nutrição e manutenção dos espermatozoides.

Todos os gametas contêm apenas metade do material genético de um ser humano completo sendo, por isso, tecnicamente chamadas (n). A fecundação acontece quando a união dessas células (n) resulta em uma célula viável, chamada zigoto, considerada a célula primordial do desenvolvimento embrionário e que contém o material genético completo de um ser humano (2n).

Quando a fecundação acontece por vias naturais, o óvulo e os espermatozoides se encontram no interior das tubas uterinas, normalmente após uma relação sexual sem o uso de qualquer tipo de contraceptivo, durante o período fértil da mulher.

 

O que é doação de gametas e embriões?

A doação de gametas e embriões foi possível a partir do desenvolvimento de técnicas para criopreservação, como congelamento lento ou vitrificação, que oferecem altas taxas de sobrevivência do material biológico após o procedimento.

É preciso compreender que a doação de gametas é diferente da doação de embriões: no primeiro caso as células reprodutivas é que estão armazenadas, e podem ser fecundados após o descongelamento, inclusive utilizando parte do material reprodutivo do casal que solicitou a doação.

Quando falamos da doação de embriões, o material biológico em questão já é o resultado da fecundação, que foi realizada antes do processo de congelamento e armazenamento. Após o descongelamento dos embriões, eles são transferidos diretamente para o útero da mulher que está em tratamento com a fertilização in vitro (FIV).

 

Como é feita a coleta e preservação de gametas e embriões que serão doados?

A coleta de gametas femininos destinados a criopreservação para doação é realizada de forma semelhante a qualquer tratamento com FIV: no início do ciclo menstrual, a mulher passa pela estimulação ovariana, com o objetivo de promover o desenvolvimento e amadurecimento de diversos folículos em um mesmo ciclo, que serão coletados por aspiração folicular.

No caso dos gametas masculinos a coleta pode ser feita de duas formas: por masturbação, e a amostra de sêmen obtida pode ser imediatamente submetida ao congelamento, ou por punção testicular, por técnicas que permitem a obtenção de espermatozoides diretamente nos túbulos seminíferos (TESE e Micro-TESE) ou nos epidídimos (PESA e MESA).

Atualmente homens e mulheres podem doar suas células reprodutivas de forma voluntária, sem necessariamente estarem passando por tratamentos com a FIV ou qualquer outra técnica de reprodução assistida.

No caso dos embriões, a doação costuma ser aconselhada aos casais cujo tratamento com a FIV resultou em embriões excedentes, o que na realidade é bastante comum, já que o durante o procedimento naturalmente são formados mais embriões do que os transferidos para o útero materno.

Assim, após a fecundação na FIV, os embriões são cultivados durante aproximadamente 6 dias, fase do desenvolvimento embrionário chamada blastocisto, em que são congelados.

 

Quando é possível recorrer à doação de gametas?

As situações em que a ovodoação é autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) incluem:

  • Infertilidade conjugal por fator feminino severo;
  • Mulheres em idade avançada (pouca ou nenhuma reserva ovariana);
  • Hipogonadismo hipogonadotrófico feminino;
  • FOP (falência ovariana prematura);
  • Mulheres com histórico de doenças genéticas hereditárias;
  • Mulheres que passaram por cirurgias de retirada total dos ovários;
  • Homens que desejam viver a paternidade de forma independente;
  • Casais homoafetivos masculinos.

Nos casos dos homens que desejam viver a paternidade de forma independente e também dos casais homoafetivos masculinos, além da ovodoação, para que a gestação aconteça é necessário recorrer a cessão temporária de útero, popularmente conhecida como barriga de aluguel.

A doação de sêmen pode auxiliar a ter filhos principalmente nas seguintes situações:

Interessante lembrar que para os casais homoafetivos femininos é possível fazer gestação compartilhada, ou seja, uma das mulheres fornece os óvulos para FIV, que é realizada a partir do sêmen de um doador, e a gestação acontece no útero de sua companheira, permitindo que ambas participem da gestação de alguma forma.

 

Quando é possível recorrer à doação de embriões?

Doação de embriões é um recurso importante para casais cuja infertilidade conjugal é composta por fatores masculinos e femininos associados e que, normalmente, já passaram por ciclos de tratamento com reprodução assistida sem sucesso gestacional.

Também podem se beneficiar da doação de embriões as pessoas com histórico de doenças genéticas hereditárias, que oferecem altas chances de transmissão para as próximas gerações.

 

Reprodução assistida

A gestação a partir da doação de óvulos, espermatozoides e até mesmo de embriões só pode ser obtida no contexto da reprodução assistida, especialmente pela aplicação de duas técnicas: a FIV (fertilização in vitro) e a IA (inseminação artificial).

A FIV é a única forma de obter a gravidez a partir da ovodoação e da doação de embriões, pois nesses casos, a fecundação deve obrigatoriamente acontecer fora do corpo da mulher, enquanto a partir de espermatozoides de um doador, pode ser obtida tanto pela FIV quanto pela IA, de acordo com cada caso.

Entenda melhor como funciona a doação de embriões acessando o nosso link.


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pr¨®xima leitura
Mórula, embrião e blastocisto: qual é a relação?

A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]

Ler mais...