Das causas de infertilidade conjugal, cerca de 30% das são decorrentes exclusivamente de fatores masculinos. Várias condições podem alterar a quantidade e qualidade do sêmen, entre elas a varicocele, obstrução nos ductos ejaculatórios, cirurgias, infecções, alterações genéticas, malformações testiculares, entre outros.
Apesar dessas disfunções, ainda é possível o uso de técnicas cirúrgicas para a obtenção dos espermatozóides e assim fertilizar os óvulos via Inseminação Artificial ou FIV. São elas:
PESA
Ou Percutaneous Epididymal Sperm Aspiration, uma técnica em que se punciona o epidídimo para obter os espermatozoides. O epidídimo é um pequeno órgão que fica em cima dos testículos, onde os espermatozoides passam dias ganhando maturidade e capacidade de se movimentarem antes de serem ejaculados.
MESA
Ou Microscopic Epididymal Sperm Aspiration, é uma técnica mais complexa em que o urologista utiliza microscópio para encontrar os espermatozoides nos epidídimos. É indicado para homens com azoospermia obstrutiva e epidídimos de volume reduzido, comum naqueles com ausência congênita bilateral dos ductos deferentes.
A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]
Ler mais...