O Endometrial Receptivity Array (ERA) é um exame potencializador das chances de sucesso da Fertilização In Vitro em pacientes que apresentam falhas constantes na implantação de embriões.
O ERA trata-se de um teste molecular que avalia se o endométrio da paciente é ou não receptivo à implantação, possibilitando ao médico conhecer o momento ideal para transferir o embrião ao útero, para uma maior garantia que ele irá se implantar.
Atualmente, o teste ERA é indicado para mulheres que já passaram por falhas após transferência de 3 ou mais embriões de boa qualidade, com endométrio normal ao ultrassom. Cerca de 20% das mulheres com falha de implantação tem o ERA alterado, permitindo mudar o próximo tratamento, aumentando as chances de sucesso.
A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]
Ler mais...