Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Calendário do Período Fértil



"Para mulheres com ciclos regulares, ou seja, aquelas em que o primeiro dia da menstruação costuma ocorrer no mesmo dia ou em dias muito próximos todos os meses, o período fértil acontecerá em torno do 14º dia do ciclo. Assim sendo, para estipular em que dias […]"

por Dr. Augusto Bussab

Para mulheres com ciclos regulares, ou seja, aquelas em que o primeiro dia da menstruação costuma ocorrer no mesmo dia ou em dias muito próximos todos os meses, o período fértil acontecerá em torno do 14º dia do ciclo. Assim sendo, para estipular em que dias o período fértil estará acontecendo, a mulher deverá contar 14 dias a partir da dará de sua ultima menstruação. A ovulação estará acontecendo 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, o que configura o período fértil feminino.

Calculando o período fértil em ciclos irregulares

Calcular o período fértil quando a mulher possui um ciclo irregular não é um prática segura ou recomendável, mesmo quando o foco é obter a gravidez. Devido a falta de constância nas datas de menstruação, a precisão das contas fica comprometida, mesmo quando se executa cálculos mais complexos. Uma opção para se manter um controle aproximado nesses casos, pode ser o uso de aplicativos para celulares, especializados em manter o acompanhamento do ciclo menstrual das usuárias e então prover relatórios e gráficos mais completos sobre as durações dos ciclos e datas férteis.

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Próxima leitura
Infertilidade feminina: a cólica menstrual pode ser sintoma de infertilidade?

Grande parte das mulheres sofre com cólicas menstruais, seja de alta ou baixa intensidade. Apesar de ser um desconforto normal, em algumas situações essas dores podem ser sintomas de algo mais grave. Dores intensas e incapacitantes podem indicar problemas que causam infertilidade, como a endometriose. […]

Ler mais...