Saiba como identificar o seu período fértil

Período Fértil

Apesar de ser uma realidade na vida das mulheres, é comum que muitas não saibam exatamente quando estão no período fértil, nem o que ele de fato representa para sua vida.

Em termos gerais, o período fértil se refere ao período do ciclo menstrual em que a mulher tem maiores chances de engravidar. É claro que cada organismo funciona de forma diferente, e pode ser que, para algumas mulheres, esse ciclo não funcione com a mesma regularidade do que para outras.

Neste post, separamos as informações mais relevantes para que você aprenda a identificar o seu período fértil. Confira!

Como funciona o ciclo menstrual?

A menstruação representa os anos férteis da vida de uma mulher, período que se inicia na adolescência e se estende até a menopausa. Esse espaço de tempo é dividido em ciclos menstruais — os quais têm a duração de, em média, 28 dias.

É importante lembrar que, variando de mulher para mulher, o ciclo pode durar mais ou menos que 28 dias. Mas, independentemente disso, ele se inicia no primeiro dia de menstruação e termina quando tem início a menstruação do próximo mês.

Um ciclo menstrual completo tem 3 fases.

Fase Folicular

Começa no primeiro dia da menstruação e caracteriza-se pelo desenvolvimento de um folículo ovariano, com o óvulo em seu interior. Ademais, também é um momento em que o útero começa a se preparar para receber o óvulo fecundado;

Fase Ovulatória

É o momento em que de fato ocorrerá a liberação do óvulo. Normalmente, a liberação se dá na metade dessa fase, por volta do 14º dia do ciclo menstrual (caso ele tenha 28 dias);

Fase Lútea

A fase lútea (ou luteínica) tem seu início logo após a ovulação e possui uma duração aproximada de 14 dias. Depois de liberar o óvulo que estava em seu interior, o folículo forma o corpo lúteo (ou corpo amarelo) — o qual passa a produzir progesterona em quantidades cada vez maiores.

Quando essas três etapas são finalizadas, ocorre a menstruação, que nada mais é do que o deslocamento do revestimento uterino, caracterizada pelo sangramento vaginal — o que marca o início de um novo ciclo.

Como identificar o período fértil dentro do ciclo menstrual?

Caso o seu ciclo menstrual ocorra com certa regularidade, há maneiras de identificar quando ocorrerá o seu período fértil. De maneira geral, a melhor maneira de calcular o período fértil. O período em que o óvulo estará pronto para receber o espermatozoide. É pegar a média de duração de todos os ciclos anteriores e retirar 14 dias da fase lútea.

Vejamos os exemplos abaixo:

Ciclos de 30 dias

Se o seu ciclo tem 30 dias, então é provável que o seu óvulo seja liberado entre o 16º e o 17º dia. Dessa forma, dos 30 dias do ciclo menstrual, você retira 14 da fase lútea: o que dá 16.

Em seguida, você pode contar 2 dias para frente e 2 dias para trás, fazendo com que o seu período fértil esteja entre o 14º e o 19º dia;

Ciclos de 26 dias

Já para os ciclos de 26 dias, o mais provável é que você ovule por volta do 12º e o 13º dia. Dos 26 dias do ciclo menstrual completo, você retira 14 correspondentes à fase lútea: o que dá 12.

Contando a margem de erro de 2 dias para mais e para menos. O seu período fértil se encontrará entre o 10º e o 15º dia.

Vale dizer que cada organismo funciona de uma maneira e que esse cálculo pode não funcionar, pois depende de uma certa regularidade do ciclo menstrual. Além disso, em caso de qualquer dúvida, o mais recomendado sempre será procurar por um médio ginecologista.

Gostou de tirar suas dúvidas sobre o período fértil? Então compartilhe esse texto em suas redes sociais e ajude suas amigas a ficarem por dentro dessas dicas!

Formado pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e com Pós Graduação em Reprodução Humana, no Hospital Antoine Béclère, em Clamart, França, o Dr. Augusto Bussab dedica-se desde 2006 em sua clínica a ajudar mulheres no sonho de ser mãe.

Deixe seu Comentário

    Posts Relacionados

    Todos os Posts