Dr. Augusto Bussab | Reprodução Humana | WhatsApp
Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Dor abdominal pode ser sintoma de infertilidade feminina?

por Dr. Augusto Bussab



"Você não está conseguindo engravidar e costuma sentir dores na região abdominal? Entenda a relação que os desconfortos podem ter com a infertilidade feminina. Acesse o link e leia no blog."
Dor abdominal pode ser sintoma de infertilidade feminina?

A infertilidade feminina pode acontecer devido a diversos fatores, pois para engravidar, diversos aspectos do sistema reprodutivo devem estar saudáveis, como as trompas de Falópio, os ovários e o endométrio.

No entanto, mesmo que os órgãos do sistema estejam em perfeitas condições de saúde, a fertilidade é reduzida em mulheres em idade avançada, devido à diminuição natural da reserva ovariana, ou a problemas como miomas e pólipos, que podem causar síndromes, malformações e abortamentos espontâneos.

Devido à influência de tantos fatores, muitos sintomas podem ser associados à infertilidade feminina. As dores pélvicas, que também podem acontecer por causa de problemas gástricos, excesso de gases e cólicas menstruais, em alguns casos, indicam doenças relacionadas à condição. Assim, investigar e diagnosticar o quadro é necessário.

Este artigo esclarece em que situações a infertilidade realmente pode ser considerada, quais doenças relacionadas à condição podem causar dores abdominais e de que maneira o problema pode ser solucionado.

Se você está enfrentando dificuldades para engravidar naturalmente e sente desconfortos, acompanhe o texto, entenda melhor o assunto e saiba mais sobre as possíveis resoluções.

Como a infertilidade é definida?

A infertilidade consiste na incapacidade de mulheres, homens e casais de ter filhos naturalmente. A condição é considerada após o período de um ano de relações sexuais regulares sem uso de anticoncepcionais.

Após esse período, um médico pode ser consultado para diagnosticar o problema e indicar a melhor solução. No entanto, devido à redução natural da reserva ovariana, tentantes com 35 anos de idade ou mais devem conversar com um especialista após seis meses.

A razão pela qual a medicina trabalha com esse conceito é que mesmo quando o homem e a mulher são férteis, não é fácil conceber. Isso acontece por que para que a fecundação aconteça, a relação sexual deve ser realizada quando a mulher estiver em seu período fértil, o que pode não ocorrer devido a irregularidades menstruais ou ao simples desconhecimento.

Além da dificuldade na concepção, outros sintomas podem indicar que a mulher, o homem ou o casal têm problemas de infertilidade. As dores abdominais são sinais em algumas situações.

Quais condições relacionadas à infertilidade feminina podem provocar dores abdominais?

Nem toda mulher que sente dores pélvicas pode ser consideradas inférteis, como elucidado anteriormente. No entanto, algumas doenças relacionadas à infertilidade feminina podem causar desconfortos, portanto, é importante considerar a possibilidade de alguma enfermidade.

Uma dessas doenças é a endometriose, que se caracteriza pela presença de tecido endometrial em órgãos como os ovários, as trompas de Falópio e o ureter. Essa situação pode ocasionar cólicas menstruais intensas e dores nas relações sexuais, no período menstrual ou ao urinar.

As ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) também podem ocasionar quadros de infertilidade feminina e sintomas como dores no abdômen. Doenças como a clamídia e a gonorreia, em alguns casos, fazem surgir aderências na região pélvica, o que possivelmente causa desconfortos nas relações sexuais e dores no abdômen.

Outra condição relativamente comum e associada à infertilidade feminina é a presença de miomas, tumores benignos que surgem no útero da mulher e, em alguns casos, causam desconfortos.

No entanto, em nenhum dos casos, dores na região pélvica constatam à diminuição na fertilidade da mulher. Este é apenas um indicativo, mas ainda assim, devido a sua relação com doenças, é importante investigar o problema, especialmente se a mulher deseja ser mãe e se já passou de seus 35 anos de idade.

Como investigar e solucionar o problema?

A mulher deve buscar um ginecologista para analisar a causa da infertilidade feminina e solucionar sua angústia. O médico deverá fazer uma anamnese e solicitar exames, como uma ultrassonografia, videolaparoscopia ou histerossalpingografia, que permitem visualizar focos de endometriose, aderências criadas por uma IST e outras condições de saúde.

Após descobrir a causa do problema, o médico pode indicar o melhor tratamento para solucionar as dores abdominais e a infertilidade feminina, o que pode envolver o uso de analgésicos, antibióticos ou mesmo uma cirurgia, se necessário.

Se a infertilidade persistir, um dos métodos de reprodução assistida pode ser indicado, de acordo com a causa da condição.

Nos casos mais simples, como quando a infertilidade ocorre devido a problemas ovulatórios, o coito programado pode oferecer a solução. No entanto, se houver alterações que impedem a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, a IA (inseminação artificial) costuma ser mais indicada.

Os quadros de infertilidade feminina que acontecem como consequência a problemas mais sérios, como a endometriose avançada e a uma baixa reserva ovariana, o método mais avançado da reprodução assistida — e que, portanto, oferece maiores taxas de sucesso — a FIV (fertilização in vitro), é a opção recomendada.

A infertilidade feminina pode acontecer como consequência a diversas condições de saúde e doenças relacionadas ao sistema reprodutor da mulher e, em alguns casos, dores abdominais podem ser consideradas sintomas. Investigar a causa do problema é necessário, especialmente se a paciente está tentando ter filhos, para que seja indicada a solução ideal.

Se você quer saber mais sobre o que podem reduzir a capacidade reprodutiva de uma mulher, leia a página a respeito da infertilidade feminina aqui no site.


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pr¨®xima leitura
Mórula, embrião e blastocisto: qual é a relação?

A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]

Ler mais...