Fertilidade pode ser definida como a capacidade do casal de levar uma gestação a termo. A mulher pode engravidar, mas se não conseguir dar à luz o casal ainda é considerado infértil. Para a gravidez ser bem-sucedida, entretanto, são necessárias diferentes etapas, sendo uma das mais importantes a fecundação.
Além disso, gerar um novo ser de forma espontânea, por meio da relação sexual, também exige boa saúde reprodutiva, com o funcionamento correto dos sistemas reprodutores feminino e masculino. A fertilidade depende de uma série de fatores, como idade, estilo de vida, estado psicológico, entre outros, da mesma forma que pode ser comprometida por diferentes doenças.
Este texto aborda a fecundação e sua importância para a fertilidade. Continue conosco até o final e saiba mais!
Conheça o passo a passo até a fecundação e saiba o que ocorre após esse processo
A fecundação humana acontece a partir da sequência de alguns processos de alta complexidade:
- A produção dos espermatozoides, célula reprodutora masculina, deve acontecer de forma adequada. Eles são produzidos nos túbulos seminÃferos, estruturas localizadas nos testÃculos, glândulas sexuais dos homens, e ficam armazenados nos epidÃdimos até que a sua maturação esteja completa;
- Ao contrário dos homens, que produzem espermatozoides por toda a vida, a mulher já nasce com uma reserva ovariana, quantidade de folÃculos, que armazenam o óvulo imaturo (célula reprodutora feminina) e durante seu processo de amadurecimento, utilizado durante a fase reprodutiva. Todos os meses, vários folÃculos são recrutados, mas apenas um deles se torna dominante, amadurece e se rompe para liberar o óvulo;
- O óvulo é captado pela tuba uterina, que sedia a fecundação, e tem uma sobrevida de 24h, portanto caso não haja fecundação nesse perÃodo a mulher tem que esperar o mês seguinte para tentar de novo;
- Durante a relação sexual, milhares de espermatozoides são liberados na ejaculação. Eles viajam do canal vaginal até as tubas, porém vários são naturalmente eliminados no caminho e apenas um alcança o óvulo para fecundá-lo;
- Quando acontece a fecundação, ou seja, o espermatozoide rompe a zona pelúcida, camada que protege o óvulo e o penetra, ocorre a fusão dos pronúcleos, que contêm o DNA materno e paterno, formando o zigoto, célula primordial do futuro bebê;
- Ainda nas tubas uterinas, o zigoto começa a se dividir e a partir da primeira divisão ele passa a ser chamado de embrião;
- O embrião chega ao útero por volta do quinto dia de desenvolvimento, fase chamada blastocisto, quando se implanta no endométrio, camada que reveste o útero internamente, para dar inÃcio à gestação.
O que é a fecundação?
A fecundação, portanto, é o processo em que ocorre a fusão do óvulo com o espermatozoide. Cada um dos gametas carrega o código genético do futuro ser. Com a fecundação é possÃvel a junção de ambos, ação que garante a formação de uma nova vida. Marca, assim, o inÃcio do desenvolvimento humano.
Qual é a importância da fecundação para a fertilidade?
A fecundação é fundamental para a fertilidade. Afinal, sem ela, não há gestação. Por isso, essa fase deve acontecer tanto na reprodução natural, por meio das relações sexuais, quanto nas técnicas de reprodução humana assistida.
A reprodução assistida é recomendada para os casais inférteis que querem ter filhos. As três técnicas principais, relação sexual programada (RSP), inseminação artificial (IA) e fertilização in vitro (FIV), possibilitam a gravidez quando há infertilidade provocada por vários fatores, femininos ou masculinos, de maior ou menor gravidade.
São divididas em baixa ou alta complexidade, critério orientado particularmente pela forma como a fecundação acontece. Nas técnicas de baixa complexidade, RSP e IA, são as tubas uterinas que sediam o evento, como na gestação natural.
Na FIV, técnica mais complexa, a fecundação acontece em laboratório. Para isso, óvulos e espermatozoides são coletados e selecionados previamente.
Para a coleta dos óvulos, a mulher passa primeiro pela estimulação ovariana. Essa é a primeira etapa do tratamento, em que são utilizados medicamentos hormonais para que os ovários amadureçam um número maior de folÃculos e, dessa forma, mais óvulos estejam disponÃveis para a fecundação.
Depois da estimulação, é feita a coleta em si. Os folÃculos maduros guardam os óvulos em um lÃquido especial. Nessa fase, esse lÃquido é aspirado, por isso a etapa é chamada de aspiração folicular. Esse lÃquido vai para o laboratório, que identifica e separa os óvulos.
Enquanto o procedimento é realizado, as amostras de sêmen do parceiro são coletadas por masturbação e preparadas por técnicas que capacitam os espermatozoides, selecionando os melhores.
Com os gametas coletados, a fecundação é realizada geralmente por ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoide), em que cada espermatozoide é injetado diretamente no óvulo, sem que seja necessário romper barreiras para que a fusão aconteça.
Assim, as chances de o processo ser bem-sucedido são maiores, o que tornou a técnica um recurso importante quando há alterações mais graves na estrutura dos espermatozoides.
Gostou de saber mais sobre o que é a fecundação e qual é a sua importância para a fertilidade? Toque aqui para conhecer os principais fatores que podem levar à infertilidade feminina. Boa leitura!
A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]
Ler mais...
Loved
Thank you! <3