Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Como calcular o período fértil?



"Saiba como calcular o período fértil de maneira adequada"

por admin

Como calcular o período fértil?

Ter conhecimento sobre o período fértil é algo muito importante para todo casal que esteja tentando engravidar ou para aqueles que desejam evitar uma gravidez, uma vez que é só durante esse período que a mulher é capaz de engravidar.

A fertilidade feminina está diretamente ligada ao período fértil e consequentemente ao ciclo menstrual. Algumas alterações na menstruação podem causar infertilidade feminina, trazendo dificuldades para a mulher engravidar.

Neste texto, será apresentado como calcular o período fértil, além de outras importantes informações sobre o ciclo menstrual.

O que é ciclo menstrual

O ciclo menstrual é o período de tempo em que ocorre o desenvolvimento, maturação e liberação do óvulo pelo organismo feminino.

O ciclo menstrual dura em média 28 dias, mas pode variar significativamente, e é divido em três fases, de acordo com as alterações hormonais que ocorrem no organismo feminino durante esse período. A menstruação é o sinal mais claro do período fértil de uma mulher, normalmente tendo início na adolescência e chegando até a menopausa. O ciclo menstrual pode ser regular ou irregular.

Ciclo menstrual regular

Quando a mulher consegue prever adequadamente as datas de menstruação, sensação de cólicas e cessar do sangramento, o ciclo é chamado de regular. Um ciclo regular possui duração entre 25 e 30 dias.

Ciclo menstrual irregular

O ciclo menstrual irregular é aquele que possui um intervalo que leva mais ou menos tempo do que o regular. Mulheres que apresentam um ciclo irregular tendem a apresentar ovulação precoce ou tardia, o que minimiza as chances de fecundação do óvulo, assim como o processo de implantação do embrião no útero e consequentemente diminui as chances de gravidez.

Ciclo menstrual e suas fases

O ciclo menstrual é de grande importância para o período fértil da mulher e é divido em três fases:

  • Fase folicular;
  • Fase ovulatória;
  • Fase lútea.

Fase folicular

Essa é a primeira fase do ciclo, que tem início no primeiro dia de menstruação. A fase folicular possui duração variável entre 5 e 12 dias. Nesse período, ocorre aumento da produção de FSH, visando ao crescimento dos folículos, que contêm os óvulos.

Quando um dos folículos – o chamado dominante – atinge o tamanho ideal, o ovário libera altas quantidades de estrogênio, visando preparar o revestimento uterino para uma futura gravidez.

Fase ovulatória

Na fase ovulatória, os níveis de estrogênio se mantêm aumentando, fazendo com que o corpo feminino comece a produzir LH (hormônio luteinizante), responsável pela seleção do óvulo mais maduro, fazendo com que este seja liberado do ovário. A esse processo se dá o nome de ovulação, ocorrendo geralmente em torno do 14º dia do ciclo menstrual.

Uma vez liberado, o óvulo viaja pelas tubas uterinas até alcançar o útero. O óvulo é capaz de sobreviver por cerca de 24 a 36 horas fora do ovário. Nesse período, caso entre em contato com espermatozoides, pode haver fecundação. Já os espermatozoides podem sobreviver por até 3 dias dentro do organismo feminino. Por isso, o período fértil é uma janela de cerca de 6 dias.

Fase lútea

A fase lútea ocorre de modo aproximado nos últimos dias do ciclo menstrual. Nesse período, o folículo deixado pelo óvulo no interior do ovário passa a produzir altas quantidades de progesterona, como forma de preparar o revestimento uterino para uma futura gravidez. Além disso, há aumento de produção de estrogênio, causando inchaços, sensibilidades nas mamas e alterações de humor.

Quando a fecundação e a nidação não ocorrem, o folículo encolhe no interior do ovário, o que faz com que os níveis de estrogênio e progesterona diminuam, até que o revestimento uterino seja eliminado, iniciando a menstruação e dando origem a um novo ciclo de menstruação.

No caso de fecundação e nidação, o organismo feminino passa a produzir altas doses de hCG, hormônio responsável por manter o folículo produzindo progesterona e estrogênio em altos níveis, como forma de manter o revestimento do útero até que a placenta seja formada.

Ovulação e anovulação

Duas situações influenciam diretamente no período fértil das mulheres: a ovulação e a anovulação.

A ovulação é o processo de liberação do óvulo pelos ovários e ocorre dentro do ciclo menstrual, mais precisamente aproximadamente no 14º dia do ciclo menstrual, dentro da chamada fase ovulatória.

Já a anovulação é o processo de não liberação do óvulo. Ou seja, quando ocorre a anovulação, independentemente do motivo, o óvulo não é liberado, e isso afeta diretamente o período fértil da mulher, uma vez que sem liberação do óvulo ele não pode ser fecundado e a mulher é considerada infértil.

Como calcular o período fértil em ciclos regulares e irregulares?

 

Para calcular o período fértil em ciclos regulares, é importante considerar que a liberação do óvulo ocorre sempre na metade do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia. Dessa maneira, para calcular o período fértil, basta contar 14 dias a partir da data em que teve início a última menstruação. Como o óvulo pode sobreviver por até 36 horas, considera-se período fértil entre o 11º e o 16º dias, ou seja, uma janela de 6 dias.

Já para mulheres com ciclos irregulares, a tarefa é um pouco mais difícil, uma vez que o ciclo menstrual ocorre de maneira desregulada.

Nesses casos, a melhor forma de se ter conhecimento sobre o período fértil dentro de um ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de todos os ciclos menstruais. Em seguida, deve-se subtrair 18 dias do ciclo mais curto e 11 dias daquele que foi o ciclo mais longo.

Por exemplo: se o ciclo mais curto foi de 23 dias e o mais longo de 30 dias, então é preciso subtrair 18 de 23, tendo 5 como resultado, e 11 de 30, tendo 19 como resultado. Dessa forma, o período fértil será entre o 5º e o 18º dias do ciclo menstrual.

Da mesma forma que esse conteúdo foi útil para você, ele pode ser útil para outras mulheres. Compartilhe-o em suas redes sociais para que mais mulheres aprendam a calcular o período fértil!

 


Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Próxima leitura
Como é feita a contagem de folículos antrais na ultrassonografia?

  A contagem de folículos antrais é uma importante ferramenta para avaliar as possibilidades de sucesso e auxiliar na condução de técnicas de reprodução assistida. No entanto, antes de entender por que isso acontece, é fundamental esclarecer alguns conceitos básicos sobre o funcionamento do aparelho […]

Ler mais...