É comum que muitas dúvidas façam parte da jornada para a concepção e gravidez. Quando a mulher engravida, por exemplo, determinar a idade gestacional torna-se prioridade, pois é fundamental para acompanhar o desenvolvimento e receber os cuidados pré-natais adequados.
Assim, entre as dúvidas comuns que as mulheres em tentativa de engravidar costumam ter, uma das mais predominantes é como calcular com precisão a idade gestacional. No entanto, como a data exata da concepção pode ser difÃcil de identificar, pois geralmente ocorre em uma janela de tempo bastante estreita, os profissionais de saúde contam com outros recursos, incluindo a utilização do primeiro dia da última menstruação como ponto de partida.
Além disso, o cálculo também considera variações, como a regularidade dos ciclos menstruais, e se diferencia na gravidez natural e na obtida com auxÃlio da reprodução assistida, particularmente da fertilização in vitro (FIV), técnica em que a fecundação e o desenvolvimento inicial dos embriões são etapas reproduzidas em laboratório.
Mostramos, neste texto, o que é idade gestacional, como é calculada na gestação natural e na reprodução assistida e a importância de determiná-la. Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é idade gestacional?
Idade gestacional é o termo utilizado para definir o número de semanas da gravidez. Representa o tempo decorrido desde o primeiro dia da última menstruação da mulher até a data atual.
É usada para acompanhar o progresso da gravidez e determinar marcos importantes, orientando, por exemplo, a realização dos exames de pré-natal, que avaliam a saúde materna e fetal ou a provável data do nascimento, permitindo programar o parto.
Avalia, ainda, o desenvolvimento fetal, comparando-o com padrões de crescimento tÃpicos para a idade gestacional correspondente. Fetos maiores ou menores precisam ser monitorados de forma mais rigorosa durante o perÃodo.
Como calcular a idade gestacional na gravidez natural
O primeiro dia da menstruação marca o inÃcio do ciclo menstrual, quando vários folÃculos, estruturas que contêm o óvulo imaturo, são recrutados e crescem. Um deles se destaca tornando-se dominante, amadurece, desenvolve e rompe liberando seu óvulo na ovulação.
O óvulo liberado é captado pelas tubas uterinas, órgãos que abrigam a fecundação, e aguarda por 24h o encontro com o espermatozoide para fecundá-lo, evento em que os gametas se fundem para gerar a primeira célula do embrião.
Em um ciclo regular, de 28 dias, geralmente a ovulação acontece no 14º. Para a contagem da idade gestacional, é mais simples adicionar essas duas semanas que antecedem a ovulação do que determinar o momento exato da fecundação.
Embora a gravidez em si tenha duração aproximada de 38 semanas, contadas a partir da fecundação, as duas anteriores também são consideradas para calcular a data provável do parto. Ou seja, o cálculo tem igualmente como ponto de partida o primeiro dia da última menstruação.
Já a idade fetal, o tempo exato de vida do embrião-feto em crescimento, é calculada a partir da fecundação.
Porém, essa estimativa nem sempre é precisa, pois não considera fatores como mudanças no ciclo menstrual, variações na ovulação e dúvidas sobre a data da menstruação. Por isso, a forma mais segura para saber a idade gestacional, a data provável do parto e a idade fetal é pela ultrassonografia.
Veja abaixo como cada método funciona:
Método da última menstruação
- Determine o primeiro dia do seu último perÃodo menstrual;
- Conte o número de dias até a data atual;
- Divida o número total de dias por 7 para obter o de semanas. Por exemplo, se o primeiro dia foi 2 de janeiro e a data atual é 19 de junho, o cálculo é o seguinte: idade gestacional = 168 dias / 7 dias = 24 semanas;
- Para calcular a idade fetal adicione 14 dias à idade gestacional: 168+14=182/7 = 26 semanas;
- Para calcular a data provável do parto é só adicionar 280 dias (40 semanas) ao primeiro da última menstruação.
Método de ultrassom
Durante o exame de ultrassom, o médico mede o tamanho do feto ou marcadores especÃficos de desenvolvimento. As medições são comparadas com gráficos de crescimento padrão para estimar a idade gestacional.
As ultrassonografias são realizadas a cada trimestre, estabelecidos pela conversão da idade gestacional em meses. No primeiro trimestre, entre a semana 0 e a 13ª da idade gestacional, é medido o comprimento do topo da cabeça à parte inferior das nádegas. Os valores variam de 2mm, quando feto tem 5 semanas e 5 dias, à 79 mm, com 13 semanas e 6 dias.
Nos seguintes, são medidas partes especÃficas, como cabeça, abdômen e fêmur. Nas últimas semanas de gravidez o feto tem cerca de 48 cm da cabeça aos pés.
Como calcular a idade gestacional na reprodução assistida?
As técnicas de reprodução assistida são o tratamento padrão para a infertilidade, feminina e masculina, assim como atendem outras necessidades reprodutivas das sociedades contemporâneas.
As três principais são a relação sexual programada (RSP), a inseminação artificial (IA) e a fertilização in vitro (FIV).
Na RSP e IA, a fecundação acontece naturalmente, nas tubas uterinas, dessa forma, a idade gestacional é calculada como na gestação natural, enquanto na FIV é realizada em laboratório, precedida da coleta e seleção de óvulos e espermatozoides.
Os embriões formados são acomodados em incubadoras em que se desenvolvem por até 6 dias e são transferidos ao útero materno em dois estágios, entre o segundo e terceiro dia, D3 ou clivagem, ou entre o quinto e sexto dia, no blastocisto.
Na gestação natural, a primeira célula do embrião, denominada zigoto, sofre sucessivas divisões celulares (clivagem) enquanto ele é transportado ao útero para se implantar no endométrio, camada interna em que se fixa para dar inÃcio à gestação, o que acontece no blastocisto. Assim, na FIV a data da transferência passa a ser o ponto de partida para o cálculo da idade gestacional.
Agora que você já sabe como calcular a idade gestacional na gestação natural e na reprodução assistida, leia outro texto que aborda a infertilidade feminina, destacando as principais condições que levam ao problema e os tratamentos mais indicados em cada caso. Toque aqui!
A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]
Ler mais...