A infertilidade feminina é um problema que frustra muitas mulheres, principalmente quando elas decidem ter filhos e se deparam com o peso da responsabilidade de gerar um novo ser. O desejo pessoal e a pressão da famÃlia e dos amigos podem distorcer completamente o sentimento tão doce e agradável de ser tornar mãe.
A infertilidade geralmente é descoberta depois de várias tentativas de engravidar. Nesses casos, é importante buscar acompanhamento médico para descobrir qual é a melhor solução para o problema.
O primeiro passo é descobrir as causas da infertilidade e verificar se existem tratamentos disponÃveis. Ao lado da famÃlia e com a orientação de um profissional, é possÃvel encontrar boas razões para levar adiante o sonho da maternidade.
Neste post falaremos sobre as causas da infertilidade feminina e sobre as atuais opções de tratamento para esse problema. Acompanhe.
As causas da infertilidade feminina
As causas da infertilidade podem ser muitas. Existindo ainda a possibilidade de uma combinação de fatores, desde problemas genéticos a até o estilo de vida da paciente. Como nos casos de estresse, uso de drogas lÃcitas, DSTs (doenças sexualmente transmissÃveis), peso inadequado ou dieta inapropriada.
Porém, na maioria dos casos, a infertilidade feminina é resultado de problemas de ovulação. Como insuficiência ovariana prematura (os ovários param de funcionar antes do tempo) ou a sÃndrome do ovário policÃstico (não há liberação de óvulos regulares ou eles não são ideais para a fecundação).
Também pode acontecer o bloqueio das tubas uterinas causado pela endometriose. Problemas na parede do útero ou fibrose uterina. Antes de seguir adiante, vamos voltar um pouco e lembrar como é uma ovulação normal.
A ovulação natural
O corpo da mulher funciona em perfeita sintonia durante o ciclo menstrual. Apesar de o mecanismo da ovulação acontecer no ovário, a sua origem se dá em uma área do cérebro onde estão as glândulas chamadas hipotálamo e hipófise.
Elas organizam tudo e fazem o organismo produzir os óvulos e o estrogênio, o hormônio que ajuda na preparação do útero, que receberá o futuro bebê. Toda vez que um óvulo não é fecundado, a parede do útero descama e ocorre a menstruação.
As opções de tratamento
A infertilidade feminina é, sim, um problema que pode ter solução. São diversos os métodos de tratamento. Que devem ser oferecidos e realizados por um médico especializado em uma clÃnica de reprodução assistida.
Entre os vários tipos de tratamentos possÃveis, os mais comuns são:
- administração de medicações para a indução da ovulação: este método também é conhecido popularmente como “namoro programado“;
- fertilização in vitro: são usados de 50 a 100 mil espermatozoides, em laboratório, para a obtenção de pré-embriões, que são transferidos para a cavidade uterina;
- inseminação artificial: os espermatozoides são recolhidos e processados e depositados na cavidade uterina.
Apesar de as chances de sucesso serem menores para as mulheres com idade acima de 35 anos. A garantia de realização desse sonho pode estar bem próxima se a paciente buscar o acompanhamento profissional o mais rápido possÃvel.
Com a orientação do médico especializado em reprodução humana. Existe a possibilidade de vencer a infertilidade feminina e realizar o sonho de ser mãe.
Gostou de saber mais sobre as causas e as formas de tratamento para a infertilidade? Então assine nossa newsletter e fique sempre bem informada sobre gravidez e reprodução!
A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]
Ler mais...