Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Congelamento de Óvulos: tire suas dúvidas!



"O congelamento de óvulos é uma técnica recente, mas já consagrada, cuja utilização vem crescendo nos últimos […]"

por Dr. Augusto Bussab

Congelamento de Óvulos: tire suas dúvidas!

congelamento de óvulos é uma técnica recente, mas já consagrada, cuja utilização vem crescendo nos últimos anos. Esse procedimento é ideal para mulheres que desejam ter filhos mais tarde. Afinal, depois dos 35 anos, a concepção de uma criança pelos meios naturais apresenta uma série de riscos e dificuldades.

Além disso, os óvulos envelhecem ao longo da vida, uma vez que a mulher já nasce com todas essas células em seus ovários. Dessa forma, além do desgaste natural do tempo, pode haver influências ambientais que acabam prejudicando a qualidade dessas células. O que justifica o aumento dos riscos de uma gravidez tardia.

Pensando nisso, separamos a seguir algumas das principais informações sobre o assunto. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre esse tratamento!

Para quais mulheres o congelamento de óvulos é indicado?

O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que desejam atingir uma estabilidade financeira e/ou profissional antes de engravidar. Dessa forma, elas podem organizar e administrar suas prioridades sem temer o envelhecimento das células.

Também existe o caso daquelas mulheres que ainda não encontraram se parceiro ideal, mas tem certeza que no futuro querem ter seus filhos sem complicações maiores causados pela idade.

Esse procedimento também é aconselhável quando ocorre algum problema de saúde que pode causar infertilidade ou comprometer, de alguma, forma a possibilidade da paciente engravidar no futuro.

É possível citar como exemplo o início de um processo de quimioterapia, que pode afetar negativamente a qualidade dos óvulos para uma futura fertilização. Outra situação é a necessidade de retirada dos ovários ou mesmo a presença de casos de menopausa precoce na família.

Existe prazo de validade para os óvulos congelados?

O processo de congelamento dos óvulos possui uma taxa de sucesso de aproximadamente 95%. Eles podem ser descongelados no momento em que a paciente achar oportuno dar início à sua gravidez.

Assim, essas células podem permanecer em criogenia por tempo indeterminado, mantendo todas as características do período em que foram coletadas.

Até quando deve ocorrer a fertilização?

Embora não haja um período de validade para os óvulos congelados, é importante que a mulher tenha consciência de que existem também riscos relativos à idade associados ao seu próprio organismo.

Dessa forma, tem-se a idade máxima de 50 anos para que seja feito o procedimento de fertilização in vitro a partir dos óvulos congelados, a fim de evitar quaisquer complicações clínicas decorrentes da idade avançada da paciente.

Quais são os riscos?

Os riscos associados à coleta dos óvulos para o congelamento dizem respeito à exposição à grande carga hormonal ministrada no procedimento, que pode acarretar uma hiperestimulação do ovário da paciente. Esse quadro consiste em liberação de óvulos bastante acima da esperado, o que pode causar fortes dores abdominais e náuseas.

Esses riscos são controlados quando o médico especialista, com posse de todos os exames da paciente, consegue prescrever a quantidade de hormônios necessárias para o procedimento, sempre buscando a individualização do tratamento.

Todo procedimento invasivo apresenta algum risco. Para minimizá-los, é fundamental buscar a ajuda de um médico competente e com experiência na área de medicina reprodutiva.

As crianças poderão ter algum problema?

Não há qualquer indício de que as crianças que se desenvolveram a partir de óvulos congelados apresentaram riscos maiores de síndromes em comparação às geradas naturalmente. Se o óvulo utilizado tiver sido coletado em idade propícia à gravidez, o desenvolvimento da criança se dará como em qualquer outra gestação.

Esse post ajudou a tirar suas dúvidas sobre congelamento de óvulos? Quer continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos do blog? Então curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade sobre fertilização e outros assuntos!

Congelamento de Óvulos: tire suas dúvidas!
Avalie essa postagem!


Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Próxima leitura
O que é e qual a finalidade do exame de avaliação genética?

As doenças genéticas são aquelas relacionadas a alguma alteração no material genético, isto é, no […]

Ler mais...