Os motivos para que não ocorra uma gravidez podem ser vários e, entre eles, existe a infertilidade masculina, que pode ser decorrente de doenças ou até mesmo devido a aspectos ambientais e de estilo de vida.
Hoje sabemos que cerca de 30% dos casos de infertilidade são causados por algum fator relacionado ao homem.
Quer entender melhor sobre essa questão? Acompanhe nosso texto, saiba o que é infertilidade masculina e os problemas de saúde associados!
O que é infertilidade masculina?
De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), a infertilidade masculina se refere a algum problema de saúde, como uma doença, que atinge o sistema reprodutor do homem. No entanto, de forma geral, a infertilidade é diagnosticada apenas após um ano de tentativas de engravidar sem a utilização de métodos contraceptivos.
Para que o homem seja fértil, há uma série de fatores que precisam ser considerados, como o bom funcionamento de todo o sistema reprodutor.
Alguns dos problemas associados à infertilidade masculina são:
- Ausência ou concentração baixa de espermatozoides;
- Formato anormal (morfologia) ou baixa capacidade de movimentação (motilidade) de espermatozoides;
- Problemas na ejaculação.
Quais as doenças que podem causar infertilidade no homem?
Há algumas doenças masculinas que podem dificultar ou impedir que o óvulo seja fecundado, comprometendo a gravidez. Confira a seguir!
Varicocele
A varicocele, também denominada varizes do testÃculo, é caracterizada pela dilatação anormal das veias nessa região. Assim, a doença tem relação com a infertilidade masculina, já que essas veias, quando se dilatam, comprometem o retorno do sangue, causando uma disfunção nos testÃculos e afetando a qualidade do sêmen.
É importante destacar que, apesar de interferir na fertilidade do homem, a doença não compromete aspectos de potência sexual.
Sintomas da varicocele
Em geral, a varicocele surge, em grande parte dos casos, na adolescência. No entanto, como pode não apresentar sintomas, muitos homens, às vezes, nem desconfiam.
É também mais comum que a varicocele afete o testÃculo esquerdo por razões anatômicas. Quando há sintomas, eles podem se manifestar como:
- Dor nos testÃculos;
- Sensação de peso ou incômodo na região;
- Atrofia testicular.
Diagnóstico e tratamento da varicocele
Pode acontecer de o próprio homem notar que as veias estão dilatadas quando a doença está em grau moderado ou avançado. No entanto, o diagnóstico é determinado com o exame clÃnico do médico, além dos exames de imagem, como:
- Ultrassonografia testicular;
- Cintilografia.
Identificada a varicocele, ela pode ser tratada por cirurgia, com grandes chances de corrigir a infertilidade. Caso isso não aconteça, o homem pode recorrer à reprodução assistida.
Criptorquidia
A criptorquidia é uma condição que pode acometer os bebês, na qual um ou ambos os testÃculos não descem para a bolsa escrotal. O diagnóstico é feito logo no nascimento pelo exame clÃnico do médico.
Essa migração pode ocorrer de modo natural no primeiro ano de vida. Porém, quando não acontece, é preciso fazer uma cirurgia para corrigir.
Infecções
Além de doenças relacionadas a alterações anatômicas, a infertilidade também pode ser decorrente de infecções que atingem as estruturas do sistema reprodutor masculino, como:
- Caxumba: infecção viral que atinge as glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais, mas que pode afetar outras regiões do corpo, como os testÃculos;
- Orquite: infecção no testÃculo;
- Epididimite: infecção que atinge os epidÃdimos (dutos que armazenam os espermatozoides) e que pode afetar simultaneamente os testÃculos, quadro denominado orquiepididimite;
- Prostatite: infecção na próstata;
- Infecções sexualmente transmissÃveis (ISTs): podem resultar em outros processos inflamatórios, além de comprometer a qualidade dos espermatozoides.
DesequilÃbrios hormonais
A infertilidade masculina pode ainda ser decorrente de um desequilÃbrio hormonal, como nÃveis reduzidos de testosterona, afetando a qualidade dos espermatozoides e a produção (espermatogênese).
Azoospermia
Por último, vamos falar da azoospermia, que não se trata de uma doença, mas de uma condição que impacta a fertilidade do homem. É caracterizada pela ausência de espermatozoides no sêmen, impossibilitando, assim, a fecundação do óvulo. O diagnóstico é baseado em uma série de aspectos e pode ser auxiliado pelo espermograma.
Essa condição pode ser classificada em:
- Azoospermia obstrutiva: quando um bloqueio impede o transporte dos espermatozoides para que sejam ejaculados;
- Azoospermia não obstrutiva: quando a ausência é provocada por um problema na produção de espermatozoides.
A azoospermia também pode ser tratada. Quando os tratamentos tradicionais não resolvem o problema, a gravidez ainda pode ser obtida pela fertilização in vitro (FIV), técnica de reprodução assistida que possibilita a recuperação dos espermatozoides por métodos cirúrgicos diretamente dos epidÃdimos ou dos testÃculos.
Após serem recuperados, a fecundação acontece em laboratório.
Quais aspectos ambientais e de estilo de vida podem afetar a fertilidade masculina?
Além das doenças que citamos, é importante entender que alguns fatores ambientais e de estilo de vida também podem ter relação com a infertilidade do homem. São eles:
- Tabagismo;
- Uso excessivo de álcool;
- Uso de anabolizantes;
- Exposição a altas temperaturas;
- Contato com substâncias tóxicas, como pesticidas;
- Quimioterapia ou radioterapia para o tratamento de câncer.
Como mostramos, há algumas doenças que estão associadas à infertilidade masculina. É necessário sempre procurar um urologista para realizar os exames necessários, bem como o tratamento mais adequado. Como cada caso é especÃfico, sempre é importante individualizar tanto a investigação como o tratamento.
Quer conferir mais informações sobre problemas de fertilidade no homem? Toque aqui!
A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]
Ler mais...