Dr. Augusto Bussab | Reprodução Humana | WhatsApp
Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

O que é aspiração folicular?

por Dr. Augusto Bussab



"As mulheres têm um tempo limitado para engravidar, pois já nascem com uma reserva ovariana, estoque de folículos, estruturas que contêm os óvulos imaturos, armazenados nos ovários. No nascimento aproximadamente dois milhões estão presentes, quantidade que reduz para 400 mil na puberdade, fase em que […]"
O que é aspiração folicular?

As mulheres têm um tempo limitado para engravidar, pois já nascem com uma reserva ovariana, estoque de folículos, estruturas que contêm os óvulos imaturos, armazenados nos ovários.

No nascimento aproximadamente dois milhões estão presentes, quantidade que reduz para 400 mil na puberdade, fase em que os ciclos menstruais iniciam com a primeira menstruação e os folículos passam a ser utilizados.

A cada ciclo, vários são recrutados e crescem, porém apenas um deles se desenvolve o suficiente, amadurece e rompe, liberando o óvulo, também maduro, na fecundação. Os que não desenvolveram são naturalmente eliminados.

A estimativa é que mais ou menos 1000 folículos sejam eliminados por ciclo menstrual. Assim, à medida que a mulher envelhece, os níveis da reserva ovariana diminuem, até que não existam mais folículos e a fase reprodutiva se encerre, o que acontece na menopausa, marcada pela última menstruação, quando os ovários entram em falência.

Além do tempo limitado, durante a idade fértil diferentes condições podem afetar os órgãos reprodutores e resultar em infertilidade, entre elas estão as que causam distúrbios ovulatórios, dificuldades no desenvolvimento, amadurecimento e ruptura dos folículos ovarianos, obstruções tubárias ou anormalidades uterinas.

Hoje, entretanto, a reprodução assistida proporciona a solução de praticamente todos os fatores de infertilidade, femininos ou masculinos. Para isso, utiliza técnicas e procedimentos que auxiliam a gravidez, a aspiração folicular é um desses procedimentos e faz parte do tratamento por fertilização in vitro (FIV).

Acompanhe a leitura do texto até o final para saber o que é aspiração folicular, quando e como é realizada. Confira!

O que é FIV?

FIV, fertilização in vitro, é a principal técnica de reprodução assistida. É classificada como de alta complexidade, pois reproduz etapas importantes da gravidez, como a fecundação e o desenvolvimento inicial dos embriões, depois transferidos diretamente ao útero materno.

As outras duas disponíveis atualmente, relação sexual programada (RSP) e inseminação artificial (IA), são consideradas de baixa complexidade, pois nesses tratamentos a fecundação acontece como na gestação espontânea, nas tubas uterinas.

A FIV foi inicialmente desenvolvida para solucionar problemas de obstruções tubárias, uma das causas mais comuns de infertilidade feminina, que impedem ou dificultam a fecundação, realizada nessas estruturas. Na técnica elas não têm nenhuma função, pois o processo é realizado em ambiente laboratorial.

Se tornou mundialmente conhecida na década de 1970, quando nasceu o primeiro bebê concebido com a sua utilização na Inglaterra. No Brasil, o primeiro nascimento foi registrado nos anos 1980, quando ainda era pouco acessível.

Nos entanto, com o avanço tecnológico a FIV também evolui e nas décadas seguintes diferentes técnicas complementares foram incorporadas ao tratamentos. Um dos marcos dessa linha evolutiva, por exemplo, foi o desenvolvimento da ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides) em 1992, que passou a permitir também o tratamento de fatores de infertilidade masculina de maior gravidade.

Hoje, atende a praticamente todas as necessidades das sociedades atuais, dos fatores de infertilidade mais, ou menos graves, à gravidez de qualquer pessoas que desejar utilizar a técnica, independentemente dos estado civil, orientação sexual ou identidade de gênero.

O que é aspiração folicular?

A aspiração folicular é um procedimento importante no tratamento com a FIV, realizado em cinco etapas, estimulação ovariana, preparo seminal, fecundação, cultivo embrionários e transferência dos embriões. Veja abaixo quando é realizada e entenda sua importância:

Estimulação ovariana

Na primeira etapa do tratamento, são administrados medicamentos hormonais no início do ciclo menstrual. O objetivo é estimular o desenvolvimento de mais folículos, obtendo, dessa forma, uma quantidade maior de óvulos disponíveis para a fecundação.

A cada dois ou três dias são realizados exames de ultrassonografia transvaginal para acompanhar o desenvolvimento dos folículos, permitindo determinar o momento em que eles atingem o auge do desenvolvimento, quando novos medicamentos os induzem ao amadurecimento final e rompimento.

A ovulação acontece em aproximadamente 36 horas após a administração dos medicamentos indutores. Durante esse período os folículos maduros são, então, coletados pela aspiração folicular.

O procedimento é realizado por uma agulha fina acoplada ao aparelho de ultrassom; inserida pela vagina até os folículos, aspira individualmente os que estão maduros. Seus óvulos são posteriormente extraídos em laboratório e os melhores selecionados para serem utilizados na fecundação. A aspiração folicular, portanto, é essencial para que os óvulos são sejam obtidos.

Os espermatozoides, por sua vez, são selecionados pelo preparo seminal. Simultaneamente à estimulação ovariana, são coletadas amostras de sêmen do homem, submetidas ao preparo seminal, técnica que capacita os espermatozoides por diferentes métodos, possibilitando, assim, a seleção dos mais saudáveis.

Atualmente, a fecundação é realizada por ICSI na maioria das clínicas de reprodução assistida: cada espermatozoide é injetado diretamente no citoplasma do óvulo, o que aumenta as chances de sucesso.

Os embriões formados se desenvolvem por até seis dias em laboratório e são transferidos ao útero materno em dois estágios de desenvolvimento de acordo com cada caso: D3 ou clivagem, entre o segundo e terceiro dia, quando ainda possuem poucas células, ou no blastocisto, entre o quinto e sexto dia, fase em que suas células já estão formadas e divididas por função.

Agora que você já sabe o que é aspiração folicular e sua importância, toque aqui e conheça em detalhes o passo a passo do tratamento com a FIV!


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pr¨®xima leitura
Mórula, embrião e blastocisto: qual é a relação?

A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]

Ler mais...