Os sinais e sintomas mais comuns do início da gravidez e da tensão pré-menstrual (TPM), muitas vezes, são semelhantes, o que confunde algumas mulheres, principalmente quando estão tentando engravidar.
As duas condições compartilham alterações como as de humor, cólicas e mamas sensíveis, por exemplo, além de outros sinais semelhantes, embora em cada caso eles se apresentem de maneira singular.
São essas particularidades que permitem distinguir as duas fases.
Além disso, existem sintomas característicos apenas ao início da gravidez, o que facilita ainda mais essa distinção.
Neste texto, vou abordar o que ocorre no corpo da mulher durante o início da gravidez e na TPM, quais são os sintomas característicos de cada fase e como diferenciá-los.
O que ocorre durante a TPM no corpo da mulher?
A TPM, chamada de síndrome pré-menstrual, é uma condição caracterizada por sintomas físicos e psicológicos que se desenvolvem entre a metade e o final do ciclo menstrual.
Durante as fases do ciclo menstrual, que ocorrem nos 28 dias de um ciclo regular, diversas alterações hormonais preparam o útero para receber o embrião.
No período de ovulação, por exemplo, entre o 9º e o 14º dias, há uma elevação dos níveis de estrogênio.
Nos 14 dias seguintes, esses níveis diminuem, ao mesmo tempo que os de progesterona aumentam à medida que o endométrio se prepara para a implantação do embrião.
Essa alteração pode provocar diversos sintomas, que variam de acordo com a intensidade com que ela ocorre e, consequentemente, com as características de cada organismo.
Os sintomas mais comuns da TPM incluem:
- Cólicas abdominais;
- Variações de humor (inclusive transtornos emocionais, como ansiedade e depressão);
- Cansaço;
- Dor de cabeça;
- Dor lombar;
- Aumento abdominal;
- Constipação ou diarreia;
- Vontade frequente de ir ao banheiro;
- Dor nas articulações;
- Distúrbios do sono;
- Mudanças de apetite;
- Sensibilidade ou dor nos seios.
Algumas mulheres que sofrem com TPM podem ter ainda dificuldades de concentração ou outros problemas de memória, principalmente quando há a manifestação dos sintomas.
A síndrome pré-menstrual é bastante comum na maioria das mulheres.
Entretanto, em até 30% dos casos ela se manifesta de forma mais grave, interferindo significativamente na qualidade de vida.
O que ocorre no corpo da mulher no início da gravidez?
As alterações hormonais também provocam a manifestação de diferentes sintomas no início do processo gestacional.
Alguns, entretanto, são característicos apenas desse período, embora também possam variar de acordo com cada organismo. Eles ajudam a identificar a gravidez e a diferenciar os sintomas comuns à TPM.
- Sangramento: manchas suaves, em tom vermelho-claro, podem ocorrer no momento da implantação do embrião.
Isso é conhecido como sangramento de implantação e é bastante diferente do sangramento que acontece no início fluxo menstrual normal;
- Escurecimento ou aumento do mamilo: o escurecimento ou o aumento da aréola do mamilo geralmente ocorre na primeira ou segunda semana após a concepção;
- Náusea e/ou vômito: náuseas e vômitos são mais característicos do início da gravidez.
Quais sinais de gravidez ou TPM podem ser semelhantes?
Os sintomas mais comuns às duas condições incluem:
- Cólicas;
- Dor e sensibilidade mamária;
- Aumento abdominal;
- Variação de humor;
- Constipação;
- Cansaço;
- Variação de apetite;
- Distúrbios do sono.
Como diferenciar e identificar os sinais de gravidez ou TPM?
Apesar de serem semelhantes, esses sintomas se manifestam de diferentes formas nas duas condições:
- Cansaço: a fadiga é comum em mulheres nos estágios iniciais da gravidez, porém também ocorre como um sinal de TPM.
No entanto, a fadiga da TPM geralmente desaparece quando o período menstrual inicia;
- Variação de apetite: muitas mulheres têm o apetite aumentado ou menor durante a TPM.
Embora essa variação também aconteça no início da gravidez, o aumento do apetite geralmente é associado a um desejo específico, e a falta, a náuseas ou vômito;
- Cólicas: cólicas abdominais são normais no período menstrual e na TPM, porém elas têm uma intensidade maior.
Por outro lado, algumas mulheres podem ter cólicas leves nos primeiros estágios da gravidez;
- Desconforto nos seios: a sensibilidade nos seios é comum às duas condições: na TPM reduz com a menstruação, enquanto aumenta à medida que a gravidez progride;
- Distúrbios do sono: embora também sejam sintomas da TPM, as alterações do sono acontecem por um curto período de tempo: até o 2º ou 3º dia que antecedem ao sangramento.
Já na gravidez, há a possibilidade de acontecerem durante todo o primeiro trimestre;
- Constipação: o hormônio progesterona pode provocar distúrbios digestivos, incluindo constipação.
Como os níveis de progesterona aumentam durante a segunda metade do ciclo menstrual e na gravidez, a constipação se manifesta nas duas condições;
- Variação de humor: mudanças de humor acontecem tanto na TPM quanto no início da gravidez.
Incluem depressão, ansiedade e irritabilidade. No entanto, durante a gravidez a mulher geralmente demonstra uma sensibilidade excessiva, chorando facilmente;
- Aumento abdominal: na TPM, a retenção de líquido é bastante comum, causando inchaço e aumento abdominal. Isso acontece no começo do ciclo e desaparece no decorrer dele.
Já no início da gravidez, o aumento abdominal é bastante sutil, uma vez que a barriga fica mais evidente a partir do segundo trimestre.
Para confirmar a suspeita de gravidez, após 6 dias de atraso da menstruação em ciclos regulares ou 20 dias depois do período fértil em ciclos irregulares, já é possível detectar o hCG no sangue ou urina da mulher.
A gonadotrofina coriônica humana (hCG), também conhecida como “hormônio da gravidez”, é produzida pelo trofoblasto, conjunto de células do embrião que dá origem à placenta.
Após seis dias de fecundação, o embrião em formação se aloja na parede uterina, momento que o hCG pode ser detectado por exames.
Conforme há o desenvolvimento da placenta e do embrião, uma quantidade maior de hCG é produzida e lançada na corrente sanguínea.
Nas primeiras semanas, os níveis dobram a cada 2 ou 3 dias.
Quando procurar auxílio médico?
Se o teste for negativo e a menstruação continuar ausente, é necessário procurar um especialista.
Diversas condições podem causar a ausência de fluxo menstrual, entre elas problemas de ovulação.
Os distúrbios de ovulação são responsáveis por cerca de 30% de todos os casos de infertilidade.
São provocados por condições como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), por alterações na tireoide ou insuficiência ovariana prematura, por exemplo.
Deixe um comentário no post se ainda tiver alguma dúvida para identificar sintomas da gravidez e TPM. Terei o prazer em esclarecê-la.
A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]
Ler mais...
Tomei a trimestral durante 1 ano parei em julho de 2020 minha menstruação só veio aparecer dia 15 de abril de 2021 o ciclo durou 15 dias com fluxo muito pequeno está atrasado a 45 dias estou com sintomas claros de gravidez porém fiz um teste de farmácia e deu negativo estava usando apenas o coito interrompido não sou tentate já sou mãe de duas não desejo gravidez nesse momento no entanto não consigo utilizar nem um anteconcepcional Paso muito mal 😭
Olá, Thays! Embora o coito interrompido minimize as chances de engravidar, ainda assim é possível. A utilização de preservativos ou uso de outros métodos contraceptivos além da pílula anticoncepcional podem ser mais efetivos na sua situação. Procure seu médico ginecologista para avaliar a melhor opção para você e seu parceiro 😉
Minha menstruação sempre foi desregulada e eu tinha problema com hormonios (Pele oleosa e acne sem fim) . a ginecologista me receitou o Moliere 20 dose combinada e eu faço uso a 4 anos , porem nos ultimos 6 meses ou mais vinha bagunçando com os horarios de tomar ele. Em fevereiro desceu dia 6 retomei a cartela pós pausa dos 4 dias e encerrei os 24 dias de anticoncepcional dia 2 de março e novamente 4 dias de pausa (tive relação desprotegida no terceiro dia de pausa , eu e meu marido praticamos coito interrompido mesmo com uso de… Ler mais »
Anne, para confirmar uma gestação é indicado que você realize o exame Beta hCG. Nesse post, explico certinho como ele funciona 😉
Quaisquer outras dúvidas, estou à disposição!
Abraços e boa sorte.
Tive relação mas meu parceiro disse que não ejaculou dentro, mas mesmo assim tomei a pílula do dia D. Minha menstruação desceu na data prevista porém durou apenas 2 dias. Fiz teste de farmacia e deu negativo, fiz o de sangue e deu -25. Posso está gravida ?
Izabela, embora nenhum método contraceptivo seja infalível, é bastante improvável uma gravidez já que a pílula foi tomada.
Continue atenta ao seu corpo e use sempre proteção 😉
Eu tomava a injeção trimestral no dia 11 de julho teria q tomar e não tomei mais e agora não sinto cólica nada só muito sono e uma sensibilidade nos seios e eles parecem estar maiores mas não fiz nenhum teste
Mariane, não posso dá-la uma avaliação apenas com seu relato.
Recomendo que procure seu ginecologista para uma opinião.
Abraços!
Olá sou tentante … Mais estava tomando um remédio chamado Emama comecei a usar ele … E minha menstruação atrasou … Tem 4 dias que está atrasada será que esse remédio pode fazer com que ela atrase ou não … Minha menstruação e regular nunk atrasa quando atrasa e um dia só… E estou com sintomas de gravidez…
Marina, não posso avaliar apenas com seu relato.
No entanto, te desejo boa sorte na jornada tentante e me coloco à disposição caso precise da medicina reprodutiva para ajudá-la 🙂
Olá
Tomo ciclo 21 a 2 anos
E muitas vezes tomo o comprimido com 12 horas de atraso
Mas minha menstruação sempre veio regular e esse mês tive pouco sangramento e sinto muita dor nas costas e na pélvis. Isso pode ser gravidez?
Rosenete, não posso dá-la uma avaliação apenas com seu relato.
Recomendo que procure seu ginecologista para uma opinião.
Abraços!
Olá, em janeiro tomei a pilula do dia seguinte e minha menstruação veio normal, agora em fevereiro nao veio fiz um teste e deu negativo Estou com muita dor nas pernas e na lombar e um pouco de colica o que será?
Lorena, não posso avaliá-la apenas com seu relato.
Busque atendimento ginecológico!