Dedicação total ao trabalho, especialização profissional, falta de parceiros adequados, todos esses motivos, individuais ou combinados, fazem com que as mulheres atuais posterguem a maternidade.
Também temos os casos de pacientes que passaram pelo extenuante processo de uma batalha contra o câncer, necessitando de tratamentos como quimioterapia, radioterapia ou mesmo cirurgias, que como consequência acabam comprometendo a fertilidade.
Independente do motivo, a preservação da fertilidade feminina é uma opção a ser considerada por todas as mulheres que precisam adiar o desejo de ser mãe, ou não se sentem preparadas para a maternidade no momento.
A preservação da fertilidade feminina consiste no congelamento dos óvulos da paciente, em um procedimento simples que pode ser dividido em cinco etapas. São elas:
- Estimulação ovariana feita com medicamentos que estimulam o desenvolvimento dos folículos ovarianos
- Captação de óvulos, quando os folículos atingem o tamanho ideal, aplica-se a medicação para maturar os óvulos e programar a coleta, feita por punção dos ovários guiada por ultrassom transvaginal
- Avaliação da qualidade dos óvulos captados.
- Congelamento dos óvulos maduros. Esta técnica permite taxas de sobrevivência de 85 a 95%.
- Manutenção dos óvulos em nitrogênio líquido por tempo indeterminado.
Quando a mulher decidir usar seus óvulos, estes são descongelados e fertilizados com espermatozóides. Portanto, o tratamento deve ser sempre a Fertilização in vitro. Os embriões formados são transferidos para o útero e o teste de gravidez é feito depois de 12 dias.
Não há limite nem idade ideal para o congelamento de óvulos, mas quanto antes o procedimento for realizado, melhor. Estudos mostram que se o congelamento é feito até os 38 anos, os resultados tendem a serem melhores. Se a você tem mais que 30 anos e não pensa em ter filhos nos próximos anos, converse com seu médico sobre a possibilidade da preservação de fertilidade.
A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]
Ler mais...