Dr. Augusto Bussab | Reprodução Humana | WhatsApp
Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Varicocele

por Dr. Augusto Bussab



"Varicocele é o nome dado a dilatação das veias que drenam o testículo, causando um represamento do sangue e consequentemente o aumentando da temperatura testicular. Esse aumento de temperatura prejudica o processo de formação de espermatozoides e é a maior causador de infertilidade entre os […]"

Varicocele é o nome dado a dilatação das veias que drenam o testículo, causando um represamento do sangue e consequentemente o aumentando da temperatura testicular. Esse aumento de temperatura prejudica o processo de formação de espermatozoides e é a maior causador de infertilidade entre os homens.

O exame físico para o diagnóstico de varicocele é realizado por um urologista e confirmada por meio da realização de ultrassonografia dos testículos. O tratamento é quase sempre cirúrgico.

A cirurgia entretanto, é um procedimento de baixa complexidade, com duração aproximadamente 45 minutos para cada lado e o paciente pode ter alta do hospital no mesmo dia se a recuperação pós-operatória for tranquila.

Muitos casais enfrentam problemas na hora de engravidar, e no imaginário popular permanece a crença de que o problema tem origem somente na mulher. No entanto, sabe-se hoje que cerca de 30% dos problemas de infertilidade vem do homem, e uma das grande causadoras da infertilidade masculina é a varicocele.

Para ajudar você a se informar melhor sobre o assunto e cuidar da sua saúde, preparamos aqui um pequeno guia sobre o assunto. Continue a leitura e entenda de uma vez por todas o que é varicocele, desde suas causas até o seu tratamento:

O que é varicocele?

A varicocele, também conhecida como varizes do testículo, nada mais é que a dilatação incomum das veias testiculares, essas que por sua vez fazem parte do cordão espermático.

Esse aumento anormal pode dificultar o retorno venoso e interferir nas funções testiculares e até piorar a qualidade do sêmen — levando à infertilidade. Geralmente presente desde o nascimento, ela aparece na maioria das vezes durante a adolescência.

A varicocele pode ser classificada em diferentes graus, a depender do quadro:

  • grau I: quando a varicocele é pequena e somente palpável com aumento de pressão no abdome;
  • grau II: tamanho mediano e facilmente palpável;
  • grau III: grande, facilmente palpável e visível.

Quais são as causas?

Apesar de ainda não serem totalmente claras para a ciência, acredita-se que as causas da varicocele sejam semelhantes à formação das veias varicosas (varizes), que acometem as pernas.

Quando as válvulas dos vasos do cordão espermático impedem o fluxo adequado do sangue, ele retrocede, causa inchaço e alarga as veias. Assim, quando há um histórico familiar de falência ou deficiência dessas válvulas, as chances do desenvolvimento da varicocele são maiores.

Quais são os sintomas?

A varicocele é muitas vezes assintomática, mas em alguns casos raros podem ocorrer:

  • sensações de peso;
  • desconfortos ao longo do dia;
  • atrofias testiculares;
  • sinais de infertilidade;
  • dores que podem variar de intensidade, piorar com a prática de atividades físicas e melhorar ao deitar.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito por meio de um exame físico realizado pelo médico que avaliará os sinais clássicos de varicocele. Porém, se o exame for inconclusivo, ainda podem ser realizados exames de imagem com o intuito de auxiliar o diagnóstico, como ultrassonografia, ecografia testicular e cintilografia, e também um espermograma (exame para avaliar a fertilidade masculina através da quantidade e qualidade do esperma).

Como é o tratamento?

O tratamento é indicado apenas àqueles que apresentam sintomas, infertilidade ou atrofia. A utilização de suspensório ao realizar exercícios físicos e medicamentos via oral ajudam a melhorar os sintomas.

No entanto, se há a infertilidade, podemos optar em alguns caso em FIV (Fertilização “in vitro”) ou em procedimento cirúrgico que pode ser feito de três maneiras: cirurgia aberta, laparoscópica ou embolização. Todas elas são de simples realização, rápida recuperação e eficiência, sendo a por embolização a mais inovadora.

Como se proteger da infertilidade?

Para se proteger da infertilidade relacionada à varicocele é importante que o paciente fique atento às alterações testiculares. Esse cuidado deve iniciar-se na infância e prolongar-se por toda a vida, sendo sempre acompanhado pelo médico especialista — principalmente se existir uma predisposição genética.

Além disso, buscar hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas regulares, o controle do estresse e não fumar também é de extrema importância.

A varicocele não é uma doença grave quando tratada de maneira correta e no momento adequado. Como a maioria dos problemas, se o diagnóstico é feito precocemente e com visitas médicas regulares, tem-se mais saúde e mais qualidade de vida.

E você, entendeu de vez o que é varicocele ou ainda restou alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe conosco aqui nos comentários e conte com a nossa equipe de especialistas para ajudar você!

O exame físico para o diagnóstico de varicocele é realizado por um urologista e confirmada por meio da realização de ultrassonografia dos testículos. O tratamento é quase sempre cirúrgico.

A cirurgia entretanto, é um procedimento de baixa complexidade, com duração aproximadamente 45 minutos para cada lado e o paciente pode ter alta do hospital no mesmo dia se a recuperação pós-operatória for tranquila.

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Próxima leitura
Mórula, embrião e blastocisto: qual é a relação?

A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]

Ler mais...