Dr. Augusto Bussab | Reprodução Humana | WhatsApp
Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Passo a passo da reprodução assistida

por Dr. Augusto Bussab



"Muitos casais ao decidirem ter filhos ficam muito empolgados com a chegada de um novo membro na família. No entanto, quando passam muito tempo tentando sem obter sucesso com a gravidez, acabam se sentindo frustrados e sem entender exatamente o que acontece. Se você também […]"
Passo a passo da reprodução assistida

Muitos casais ao decidirem ter filhos ficam muito empolgados com a chegada de um novo membro na família. No entanto, quando passam muito tempo tentando sem obter sucesso com a gravidez, acabam se sentindo frustrados e sem entender exatamente o que acontece.

Se você também passa por isso ou conhece alguém que esteja nessa situação, não se preocupe. Atualmente, existem diversas técnicas que podem ajudar a aumentar as chances com um alto índice de sucesso.

Por exemplo, você já ouviu falar na reprodução humana assistida? É uma alternativa muito interessante para esses casos, pois reúne diversas técnicas que podem ajudar o casal a realizar o grande sonho de ter um filho.

Entenda mais sobre o assunto neste texto!

O que é reprodução assistida?

A reprodução assistida é uma opção para os casais que não estão conseguindo engravidar naturalmente. A notícia boa, como vimos, é que ela engloba diversas técnicas que aumentam as chances de uma gestação. Conheça as principais:

  • Fertilização in vitro (FIV): é uma técnica em que óvulos e espermatozoides são preparados e fertilizados em laboratório. Os embriões formados são cultivados por até seis dias e, posteriormente, depositados no útero. Esse processo é supervisionado diariamente por um embriologista;
  • Inseminação artificial (IA): conhecida ainda como inseminação intrauterina (IIU), é uma técnica em que uma amostra de sêmen, previamente preparada em laboratório para seleção dos espermatozoides mais capacitados, é inserida diretamente no útero da mulher, encurtado o caminho até as tubas uterinas para que o óvulo seja fecundado;
  • Relação sexual programada: começa com a estimulação ovariana e indução da ovulação, e o médico realiza exames ultrassonográficos de ovulação para determinar, de forma mais precisa, qual é o pico da fertilidade no ciclo menstrual, orientando o casal a intensificar a relação sexual nesse período.

Como funciona o passo a passo da reprodução humana assistida?

Sabemos que muitos casais têm diversas dúvidas sobre como funciona o tratamento para tentar engravidar por meio desses procedimentos. Por isso, preparamos um passo a passo para você compreender melhor o assunto. Vamos lá?

 

1. Suspeita de infertilidade quando não consegue engravidar

O primeiro passo acontece quando o casal começa a suspeitar que há dificuldade de conseguir a gestação de forma natural.

Sendo assim, quando estão mantendo relações sexuais regulares por mais de um ano e sem o uso de nenhum tipo de preservativo (anticoncepcional, camisinha, dentre outros), surgem as dúvidas: será que tem algo errado? É o momento de procurarmos um médico? Está acontecendo alguma coisa?

2. Procurar um médico especialista

O segundo passo é a procura por um médico especialista em reprodução assistida. São muito importantes o acompanhamento e a orientação de uma pessoa qualificada no assunto para que o casal fique tranquilo e entenda que existem diversas técnicas para ajudar a realizar o grande sonho de ter um filho.

3. Investigação da infertilidade

Depois de conversar com o médico, que analisa a rotina do casal, o histórico clínico e familiar, a presença de possíveis sintomas, além da avaliação da saúde em geral, expectativas e objetivos, acontece a fase da investigação da fertilidade, para identificar a causa do problema. Esse processo engloba a investigação da infertilidade em si com a realização de exames.

Essa etapa é extremamente importante para a individualização do tratamento, incluindo a indicação da técnica mais adequada para cada caso. Sendo assim, são realizados diversos exames laboratoriais e de imagem.

Existem inúmeros exames que podem ser realizados. Entre eles podemos citar:

4. Indicação da melhor técnica de reprodução humana assistida

Finalmente, depois de todos esses passos, o médico indicará qual é a técnica mais adequada ao casal. Todas elas aumentam as chances de gravidez. A RSP e IA são de baixa complexidade, pois a fecundação acontece de forma natural, nas tubas uterina.

A FIV, por lado, que prevê a fecundação acontece em laboratório, é considerada de alta complexidade e o tratamento é realizado em mais etapas, ao todo cinco: estimulação ovariana e indução da ovulação, aspiração folicular com punção e preparo seminal, fecundação, cultivo dos embriões e transferência embrionária.

5. Chances de sucesso

As chances de sucesso na gravidez ao apostar nas alternativas de reprodução humana assistida são muito positivas. A porcentagem varia de acordo com a técnica utilizada. Nas de baixa complexidade acompanhas as da gravidez natura: entre 20% e 25% a cada ciclo. Já a FIV é a que possui as maiores taxas de sucesso: em média, 40% por ciclo.

Por isso, se você está tentando engravidar e não está conseguindo, procure imediatamente um médico especializado no assunto para entender melhor o problema, realizar os exames necessários e iniciar o tratamento indicado para obter sucesso na gravidez.

Gostou de conhecer o passo a passo da reprodução humana assistida? Complemente o seu estudo conferindo mais informações sobre a fertilização in vitro (FIV). Boa leitura!


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pr¨®xima leitura
Mórula, embrião e blastocisto: qual é a relação?

A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]

Ler mais...