Dr. Augusto Bussab | Reprodução Humana | WhatsApp
Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Varicocele: saiba mais sobre os sintomas

por Dr. Augusto Bussab



"Existem vários fatores que podem afetar a fertilidade masculina. Entre eles, está o comprometimento da circulação na região testicular, quadro que pode ser decorrente da varicocele. Dessa maneira, é uma doença que o homem precisa conhecer, especialmente com a identificação dos sintomas. Isso porque, apesar […]"
Varicocele: saiba mais sobre os sintomas

Existem vários fatores que podem afetar a fertilidade masculina. Entre eles, está o comprometimento da circulação na região testicular, quadro que pode ser decorrente da varicocele. Dessa maneira, é uma doença que o homem precisa conhecer, especialmente com a identificação dos sintomas.

Isso porque, apesar de comumente o não sucesso de uma gravidez ser atribuído a um problema no sistema reprodutor feminino, em 30% dos casos ou até mais a infertilidade está relacionada ao homem.

Neste texto apresentamos as características da varicocele com atenção especial aos sintomas da doença. Acompanhe a leitura, entenda quais são os tratamentos para esse quadro e como as técnicas de reprodução assistida podem ajudar homens inférteis a realizar o sonho da paternidade!

O que é varicocele e quais suas causas?

Quando se fala em problemas no fluxo sanguíneo na região dos testículos, é preciso citar a varicocele. Trata-se de uma das principais causas de infertilidade do homem e se caracteriza pela dilatação das veias que se localizam nos testículos.

Para que os espermatozoides estejam adequados para fertilizar o óvulo, é necessário que o fluxo sanguíneo esteja normal. No entanto, doenças como a varicocele podem afetar a circulação nesse local, uma vez que as veias dilatadas dificultam o retorno venoso, afetando a função dos testículos.

Dessa forma, pode haver aumento da temperatura testicular, o que gera um estresse oxidativo, comprometendo a produção e qualidade dos espermatozoides e, assim, a fertilidade masculina.

A varicocele também é conhecida como varizes dos testículos, pois o quadro de dilatação se assemelha à condição das varizes que afetam as pernas. Geralmente, as causas da doença são genéticas e ela tem início ainda na adolescência.

Além disso, a ocorrência mais comum da doença é no testículo esquerdo, embora também possa afetar o lado direito ou ambos os testículos. Isso se deve às características anatômicas da bolsa testicular.

Quais são os sintomas da varicocele?

Depois de entender o que caracteriza a varicocele, é essencial que os homens saibam identificar os sinais e sintomas da doença. Todavia, vale ressaltar que, em muitos casos, ela é assintomática, ou seja, não apresenta nenhum desconforto ou sinal visível. Então, o paciente geralmente recebe o diagnóstico quando o casal vai investigar as possíveis causas de infertilidade.

Em estágios mais avançados, o homem consegue observar o aumento das veias na bolsa testicular, que podem, inclusive, ser palpadas. Outro sinal visível desse quadro pode ser o tamanho diferente dos testículos ou a presença de pequenos caroços no local.

Entretanto, a varicocele pode ser notada também pelo incômodo que causa. Pode levar à dor nos testículos, leve ou muito intensa. Muitos homens podem perceber ainda que a dor nessa região vai aumentando de intensidade ao longo do dia e chega a aliviar quando o indivíduo fica deitado.

Além disso, a dor nos testículos pode surgir com a prática de alguma atividade física ou em situações de esforço físico. Outro sintoma da varicocele é a sensação de peso na região testicular.

Como é o tratamento da doença?

Ao perceber esses sintomas, o homem precisa procurar um urologista, que fará o exame físico. É possível que o médico solicite ainda exames de imagem, como a ultrassonografia dos testículos com Doppler para avaliar a situação dos vasos sanguíneos no local.

Caso seja confirmado o diagnóstico, o tratamento pode ser realizado por meio de medicamentos, a fim de restabelecer o fluxo sanguíneo adequado nos testículos e reduzir o desconforto. Entretanto, pode haver situações em que é necessário realizar uma cirurgia, chamada correção da varicocele ou varicocelectomia.

Reprodução assistida e varicocele

Em boa parte dos casos a varicocele pode ser tratada e, dessa forma, há grandes chances de reverter a infertilidade. Contudo, é preciso destacar a importância de realizar o diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Isso porque, em estágios mais avançados, pode haver mais prejuízos para o testículo e consequentemente para a produção adequada de espermatozoides. Por isso, há casos em que o tratamento cirúrgico pode não corrigir a função reprodutiva masculina.

Com a evolução da medicina reprodutiva, entretanto, diferentes técnicas estão atualmente disponíveis para o tratamento de infertilidade por fatores masculinos ou femininos, leves ou de maior gravidade.

Assim, homens que não obtiveram sucesso com o tratamento tradicional, ainda podem engravidar a parceira com o auxílio da fertilização in vitro (FIV), técnica em que a fecundação é realizada em laboratório e, para isso, a coleta dos gametas masculinos pode ser feita diretamente dos epidídimos, ductos que armazenam os espermatozoides após serem produzidos até se tornarem maduros e adquirirem motilidade.

Para isso, são utilizadas as técnicas PESA (Percutaneous Epididymal Sperm Aspiration) ou MESA (Microscopic Epididymal Sperm Aspiration).

Apesar de a varicocele ter uma relação forte com a infertilidade, tem tratamento em boa parte dos casos. Identificar os sintomas contribui para o diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de restaurar a fertilidade, embora ainda seja possível ter filhos com o auxílio da FIV.

Quer entender mais detalhes sobre a varicocele? Então, toque aqui!


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pr¨®xima leitura
Mórula, embrião e blastocisto: qual é a relação?

A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]

Ler mais...