Reversão de laqueadura

A laqueadura tubária consiste em um procedimento cirúrgico no qual as tubas uterinas são interrompidas ou retiradas, seja por motivos de complicações de saúde ou para evitar futuras gravidez.

Seja por qual motivo, quando surge o desejo de gravidez após a realização do procedimento de laqueadura, o médico pode indicar duas soluções possíveis - reversão da laqueadura ou Fertilização In Vitro.

Se escolhido a reversão da laqueadura é importante ter em mente que este é um procedimento cirúrgico extremamente delicado, que demanda alta precisão, uma vez que as tubas uterinas são milimétricas.

O procedimento cirúrgico é normalmente realizada por meio da laparoscopia ou em alguns casos, cirurgia robótica, o que possibilita um aumento expressivo da imagem e por consequência de precisão.

A chance de sucesso desse procedimento varia de acordo com a técnica que foi utilizada na hora da realização da laqueadura, sendo realizada com maior taxa de sucesso quando a porção final da tuba uterina não foi retirada ou quando a mesma não se encontra muito debilitada ou dilatada. Também é importante que a partição da tuba que capta o óvulo esteja em bom estado.