Carregando

Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Tentando engravidar? Veja o que você pode estar fazendo de errado!



"O momento que o casal decide ter um filho é muito especial para a família […]"

por Dr. Augusto Bussab

Tentando engravidar? Veja o que você pode estar fazendo de errado!

O momento que o casal decide ter um filho é muito especial para a família que está sendo construída, mas também pode gerar sentimentos de ansiedade e insegurança. Isso acontece porque muitos casais acreditam que a gravidez vem rapidamente e de forma natural, mas podem acabar se decepcionando quando o processo não ocorre como o esperado.

Mesmo os casais que não têm problemas de fertilidade podem demorar alguns meses para conseguir engravidar naturalmente. Para ajudar você a superar qualquer dificuldade, falaremos sobre os principais erros cometidos pelos casais que estão tentando engravidar.

Contagem errada do período fértil

Um dos primeiros passos dos casais que pretendem engravidar é calcular o período fértil da mulher. Para que você não erre nessa contagem:

  • descubra quanto tempo dura seu período menstrual;
  • a ovulação ocorre, em média, 14 dias antes do início de um novo ciclo da menstruação;
  • o período fértil se inicia 3 dias antes e termina 3 dias depois da ovulação;
  • é importante ter relações no período fértil.

Poucas relações sexuais

Apesar do que falamos no item anterior, ter relações apenas no período fértil pode não ser o melhor caminho, principalmente se a mulher tem um ciclo menstrual irregular. A ovulação é desencadeada e controlada por hormônios, portanto o ciclo pode variar de mulher para mulher.

O ideal é ter relações com frequência.

Foco exclusivo na saúde reprodutiva

O primeiro pensamento do casal que enfrenta alguma dificuldade para engravidar é o de procurar algum problema de fertilidade no homem ou na mulher, mas é importante lembrar que a fertilidade não é influenciada apenas por esses fatores.

Hábitos de vida não saudáveis, como tabagismo, consumo de bebida alcoólica, sedentarismo e má alimentação, também têm grande influência e podem afetar a fertilidade.

Acreditar que apenas a mulher pode ser a responsável pela infertilidade do casal

Por muito tempo acreditou-se que as mulheres eram as principais ou únicas responsáveis pela infertilidade conjugal. É comum que casais pensem que há algum problema de infertilidade feminina quando não conseguem engravidar, mas as estatísticas demonstram que entre 30% e 40% dos casos de infertilidade têm causas masculinas.

Na suspeita de qualquer problema, o homem e a mulher devem ser investigados.

Uso de lubrificante

O lubrificante é um item bastante utilizado pelos casais durante as relações sexuais, mas, se vocês estão tentando engravidar, evite usá-lo. O produto pode afetar a mobilidade dos espermatozoides e impedir a sua chegada até o óvulo.

Na dúvida, pergunte a um especialista que produto utilizar para lubrificar a região íntima.

Demora para buscar ajuda

A gestação pode demorar alguns meses para acontecer, mas é preciso estar atento ao tempo de tentativas. Indica-se que casais sem histórico de infertilidade ou risco procurem um especialista se, após 12 meses de tentativas, não conseguirem engravidar.

Em alguns casos — mulheres acima de 35 anos, mulheres com ciclo menstrual irregular ou mulheres com histórico de doenças —, o recomendado é procurar o médico especialista depois de 6 meses de tentativa, para que a situação seja investigada e tratada adequadamente.

Se você está tentando engravidar, atente-se a esses fatores e não deixe de buscar ajuda especializada quando necessário! Quer continuar se informando sobre gravidez e fertilidade? Baixe gratuitamente nosso Guia sobre a fertilização in vitro e veja tudo que você precisa saber sobre o assunto!


Deixe o seu comentário
Próxima leitura
Hérnia nos testículos pode causar infertilidade?

Fertilidade é sempre uma questão que traz dúvidas a homens e mulheres. Uma delas é […]

Ler mais...