Espermatozoide é a célula sexual masculina ou gameta masculino. Ainda durante o desenvolvimento intrauterino, os testÃculos embrionários já apresentam células germinativas que vão originá-los.
Possuem cabeça, corpo e cauda com flagelo, que lhes confere motilidade, capacidade para movimentar no organismo feminino.
Na cabeça está localizado o núcleo, com o material genético que será transmitido para as futuras gerações, e uma estrutura rica em enzimas, o acrossomo, que ajuda no processo de fecundação, fundamental para a reprodução humana.
Para que a fecundação aconteça, os ovários liberam a cada ciclo menstrual um óvulo, célula sexual feminina. O óvulo é captado pela tubas uterinas, estruturas que sediam a fecundação, e aguarda por 24h o encontro com o espermatozoide.
Os espermatozoides, por outro lado, podem sobreviver por mais tempo no organismo feminino, o que depende de diferentes fatores. Para saber quanto tempo o espermatozoide fica vivo, continue a leitura deste texto até o final, que destaca também o processo de produção dos gametas masculinos. Confira!
Entenda como acontece a produção dos espermatozoides
O processo de produção dos espermatozoides é denominado espermatogênese. Inicia na puberdade, quando as células germinativas presentes desde o desenvolvimento intrauterino, estimuladas pelos hormônios masculinos passam por diferentes processos de divisão celular até se transformarem em espermatozoides.
Na primeira divisão celular, chamada mitose, formam as espermatogônias, classificadas em tipo A e B. As do tipo A, produzem também por mitose novas espermatogônias, o tipo B, durante toda a vida do homem. Elas se dividem por meiose, segundo processo de divisão celular, e formam os espermatófitos que vão originar as espermátides.
As espermátides, por sua vez, passam por diversas transformações e amadurecimento até se transformarem em espermatozoides.
A espermatogênese dura cerca de 72 dias, acontece continuamente nos túbulos seminÃferos, estruturas enoveladas localizadas nos testÃculos. Após serem produzidos, os espermatozoides amadurecem nos epidÃdimos, ductos em que formam a cauda e adquirem motilidade.
Durante a excitação do homem, são transportados aos ductos deferentes e, posteriormente, aos ejaculatórios para serem expelidos pela uretra. No trajeto, são incorporados aos lÃquidos formados pelas glândulas anexas, vesÃculas seminais, glândulas bulbouretrais e próstata, formando o sêmen, substância na qual ficam abrigados, que os protege e nutre.
Se a relação sexual ocorrer durante o perÃodo fértil da mulher, ou seja, quando o óvulo foi liberado, os milhares de espermatozoides ejaculados disputam a corrida para fecundá-lo, porém apenas um o alcança. No entanto, mesmo antes desse perÃodo, ainda podem permanecer no organismo feminino por alguns dias.
Quanto tempo o espermatozoide fica vivo?
Quanto tempo o espermatozoide fica vivo no organismo feminino? Estudos mostram que o tempo médio de vida dos espermatozoides depois de ejaculados é de cerca de três dias. Porém, os mais saudáveis podem sobreviver por até cinco dias. O tempo de sobrevida está relacionado a diversos fatores, incluindo a fase do ciclo menstrual feminino.
Durante a ovulação, por exemplo, as alterações hormonais levam a mudanças no muco cervical, secreção produzida pelo colo uterino que tem como função impedir a ascensão das bactérias presentes na vagina ao útero e, nos dias férteis, torna-se mais fino para permitir a passagem dos espermatozoides.
Além disso, oferece um efeito protetor, fornecendo o ambiente de hospedagem necessário para protegê-los, sem limitar o movimento. Os espermatozoides também podem ficar retidos no colo do útero em criptas endocervicais, funcionam como espaços temporários de armazenamento, liberando-os à medida que a ovulação se aproxima, aumentando as chances de fertilização.
Assim, a janela fértil, perÃodo em que a mulher tem mais chances de engravidar, deve considerar o possÃvel tempo de sobrevida dos espermatozoides, de pelo menos 3 dias, e do óvulo, de 24 horas. Observar esse intervalo é importante tanto para as tentantes quanto para as mulheres que querem evitar a gravidez.
E quanto tempo o espermatozoide fica vivo fora do corpo? O espermatozoide morre rapidamente em contato com o ar, mas pode sobre viver por algumas horas em condições adequadas, que não permitem esse contato.
Esse é o caso das amostras de sêmen coletadas para realizar o espermograma, exame que avalia a fertilidade masculina, analisando caracterÃsticas seminais, como pH e capacidade de liquefação, e dos espermatozoides, incluindo a forma (morfologia) e a motilidade (movimento).
O sêmen pode ser ainda coletado para doação. Nesse caso, após a confirmação pelo espermograma da saúde seminal e dos gametas masculinos, é congelados e pode permanecer armazenado por muitos anos, até ser utilizado em tratamentos de reprodução assistida por pessoas que não podem engravidar com gametas próprios.
Nos tratamentos de reprodução assistida, a coleta de amostras do sêmen também é necessária para realizar o preparo seminal, que capacita os espermatozoides selecionando os melhores.
Os melhores espermatozoides selecionados podem ser utilizados na inseminação artificial (IA), técnica em que são inseridos em um cateter e depositados no útero durante o perÃodo fértil da mulher, para a fecundação acontecer naturalmente. Após serem inseridos, o tempo médio de sobrevida é o mesmo da ejaculação natural, três dias.
Também podem ser utilizados na fertilização in vitro (FIV), técnica mais complexa que realiza a fecundação em laboratório. Cada espermatozoide selecionado é novamente avaliado por um microscópio de alta magnificação, em movimento, e inserido diretamente no citoplasma do óvulo por um micromanipulador de gametas.
Esse método, chamado ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoide), foi incorporado ao tratamento na década de 1990 para solucionar problemas de infertilidade masculina por fatores mais graves, e, atualmente, é amplamente utilizado nas clÃnicas de reprodução assistida do mundo todo.
Quanto tempo o espermatozoide fica vivo, pode variar de acordo com fatores fisiológicos ou coleta de amostras de sêmen para realização do espermograma e do preparo seminal, por exemplo. Para conhecer detalhadamente sobre o funcionamento do espermograma e saber como ele avalia a fertilidade masculina, siga o link!
A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]
Ler mais...