Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Principais sinais de infertilidade masculina



"É comum associar, em um primeiro momento, as dificuldades de um casal engravidar com algum problema de fertilidade da mulher. No entanto, é preciso saber que a infertilidade masculina responde pela metade dos casos de infertilidade conjugal. Uma dúvida recorrente sobre o assunto é: há […]"

por Dr. Augusto Bussab

Principais sinais de infertilidade masculina

É comum associar, em um primeiro momento, as dificuldades de um casal engravidar com algum problema de fertilidade da mulher. No entanto, é preciso saber que a infertilidade masculina responde pela metade dos casos de infertilidade conjugal.

Uma dúvida recorrente sobre o assunto é: há alguns sinais que os homens podem observar que indicam a impossibilidade de engravidar a parceira?

Para saber a resposta, confira este texto, que explica as principais causas da infertilidade masculina e sintomas que podem apontar algum problema. Continue a leitura e descubra ainda como a reprodução assistida pode auxiliar nessa questão!

Quais são as possíveis causas de infertilidade masculina?

Antes de conhecer os sinais da infertilidade masculina, é preciso acompanhar as principais causas desse quadro. Saiba que elas podem ser variadas, como:

  • alterações genéticas;
  • alterações hormonais;
  • doenças nos testículos, como inflamações, infecções ou varicocele (dilatação anormal das veias do cordão espermático);
  • infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);
  • azoospermia obstrutiva ou não obstrutiva (ausência de espermatozoides no sêmen);
  • tabagismo;
  • abuso de álcool;
  • tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radioterapia;
  • exposição a determinadas substâncias químicas;
  • uso de anabolizantes.

Quais os principais sinais de que o homem é infértil?

Como você pode conferir, há diversas razões para a infertilidade masculina. Um ponto importante que pode indicar que há algum problema afetando o bom funcionamento do sistema reprodutor do homem é a dificuldade de o casal engravidar depois de um ano de tentativas sem proteção.

Saiba ainda que, apesar de, em muitos casos, ser uma condição assintomática, o homem pode ficar atento a alguns sinais que indicam a infertilidade, como apresentamos a seguir!

Problemas na função sexual

Os principais sintomas que podem ser notados estão relacionados à função sexual. Nesse aspecto, estão incluídos: ausência ou pequena quantidade de sêmen na ejaculação, dor durante a relação sexual, sangue ou outras alterações no sêmen, entre outras.

Alteração nos testículos

O homem precisa ter atenção a qualquer quadro de dor ou alteração que possa acometer a região dos testículos, entre elas:

  • vermelhidão na região;
  • alteração de tamanho;
  • sensação de peso nos testículos;
  • inchaço em um ou ambos os testículos;
  • veias dilatadas;
  • nódulos.

São situações que podem estar relacionadas com infecções, varicocele ou outras doenças que afetam a fertilidade masculina.

Problemas para urinar

Saiba também que sensação de queimação, sangue na urina e dor ao urinar podem indicar infecção urinária ou algum problema na próstata. Porém, são sintomas que podem também estar relacionados com algum quadro de infecção sexualmente transmissível (IST), que pode levar à infertilidade.

Indícios de desequilíbrios hormonais

A infertilidade masculina, como falamos, pode ser causada por desequilíbrios hormonais: níveis mais baixos de testosterona podem afetar a produção e qualidade dos espermatozoides, bem como comprometer o desejo sexual. É um quadro que pode ser notado por:

  • aumento das mamas (ginecomastia);
  • diminuição de pelos no rosto e no corpo;
  • alterações na voz;
  • perda de massa muscular;
  • redução da libido.

Qual a importância da reprodução assistida para a infertilidade masculina?

Quando o casal tem dificuldade para engravidar, o homem e a mulher precisam fazer uma série de exames. Para investigar a infertilidade masculina, é necessário, além de um exame físico, exames de sangue (para identificar infecções e fazer a dosagem de hormônios) e de imagem (ultrassonografias, ressonância magnética, entre outros).

Além disso, é de fundamental importância a realização do espermograma, que analisa a concentração, motilidade e morfologia dos espermatozoides, entre outras características.

Com o diagnóstico da infertilidade masculina, o primeiro passo é avaliar se é uma situação que tem tratamento. No entanto, em caso negativo, o casal não precisa desanimar, pois há chances de engravidar com as técnicas de reprodução assistida. Veja a seguir!

Inseminação artificial

Nas situações em que a infertilidade do homem é caracterizada por pequenas alterações nos espermatozoides, a inseminação artificial pode ser indicada.

Na técnica, a fertilização do óvulo pelo espermatozoide ocorre de forma natural. Mas, para isso, é realizada a seleção dos melhores espermatozoides em laboratório para a posterior inserção no útero da mulher, na época em que ela está ovulando (período fértil).

Fertilização in vitro (FIV) com ICSI

Já para casos mais graves de infertilidade masculina, há a possibilidade de o casal engravidar realizando a FIV com ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoide).

Nessa técnica, há a manipulação dos gametas em laboratório e cada espermatozoide é injetado diretamente no óvulo. Depois da fertilização, é realizado o cultivo embrionário e a transferência do ou dos embriões ao útero.

Desse modo, a ICSI pode ser indicada para diferentes problemas de infertilidade no homem, como a baixa concentração de espermatozoides no sêmen, problemas leves de motilidade ou na forma do espermatozoide, distúrbios de ejaculação, entre outros. Pode, ainda, ser recomendada para homens que fizeram vasectomia.

Doação de sêmen

Por último, caso o homem não produza espermatozoides ou tenha uma alteração importante nos gametas masculinos, existe a possibilidade de doação de sêmen.

Como mostramos, quando o assunto é a infertilidade masculina, é importante que o homem fique atento a alguns sinais do seu corpo que possam indicar esse problema. Independentemente da causa, o ideal é sempre procurar um médico para avaliar se há tratamento. Saiba ainda que existem técnicas de reprodução assistida para auxiliar os casais no sonho de ter filhos!

Quer mais informações sobre esse tema? Toque aqui!


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Próxima leitura
Endometrite e infertilidade feminina: qual a relação

Embora as principais causas da endometrite sejam a ação de microrganismos estranhos ao ambiente uterino, o termo engloba todas as formas de inflamação do endométrio, tecido de revestimento interno do útero. De forma geral, a endometrite é mais frequentemente provocada pela ação de bactérias, vírus […]

Ler mais...