Dr. Augusto Bussab | Reprodução Humana | WhatsApp
Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Período fértil: sintomas

por Dr. Augusto Bussab



"Algumas mulheres têm maior facilidade para engravidar, enquanto outras demoram um tempo maior. No entanto, isso é bastante normal; a suspeita de possíveis problemas na fertilidade deve ocorrer apenas após pelo menos 12 meses de tentativas malsucedidas. Durante as tentativas, mesmo que as relações sexuais […]"
Período fértil: sintomas

Algumas mulheres têm maior facilidade para engravidar, enquanto outras demoram um tempo maior. No entanto, isso é bastante normal; a suspeita de possíveis problemas na fertilidade deve ocorrer apenas após pelo menos 12 meses de tentativas malsucedidas.

Durante as tentativas, mesmo que as relações sexuais sejam regulares e sem o uso de nenhum método contraceptivo, as chances são mais altas em um curto período de tempo do ciclo menstrual, conhecido como período fértil ou janela fértil.

Assim, é fundamentar saber identificá-lo e a observação dos sintomas é principal forma. A partir deles, inclusive, é ainda possível utilizar outros recursos e confirmar o momento mais adequado para intensificar a relação sexual. Para conhecer os sintomas do período fértil é só continuar a leitura até o final. Confira!

Saiba como localizar o período fértil no ciclo menstrual

É chamado ciclo menstrual o processo em que ocorrem diferentes alterações fisiológicas preparando o corpo feminino para uma possível gravidez. Ocorre de forma contínua, inicia no primeiro dia da menstruação e finaliza no anterior à próxima, sendo dividido em três fases: folicular, ovulatória e lútea.

Na fase folicular, vários folículos são recrutados e crescem, estruturas que contêm o óvulo imaturo armazenadas nos ovários desde o nascimento. Entre eles, um se destaca, desenvolve e amadurece liberando o óvulo, também maduro na ovulação.

Enquanto se desenvolve, passa a secretar estrogênio, hormônio que inicia o preparo do endométrio, tecido que reveste o útero internamente no qual o embrião se implanta, evento que marca o início da gestação.

O óvulo liberado é captado pelas tubas uterinas, órgãos em que a fecundação acontece, e aguarda por 24h pelo espermatozoide. Quando ocorre a ejaculação, milhares de espermatozoides viajam pela extremidade oposta das tubas, porém apenas um vence a corrida para fecundar o óvulo.

Após liberar o óvulo, as células resquiciais do folículo se transformam em corpo-lúteo, uma glândula endócrina temporária responsável pela secreção de progesterona, hormônio que promove o preparo final do endométrio.

Se não houver fecundação, o corpo lúteo degenera, os níveis hormonais diminuem levando à descamação do endométrio, originando a menstruação e um novo ciclo menstrual.

O período fértil é marcado pela ovulação, que geralmente acontece na metade dos ciclos menstruais regulares, de 28 dias.

No entanto, mesmo os ciclos regulares podem sofrer variações, por isso, nem sempre é possível definir o dia exato da ovulação baseando-se apenas no calendário, assim, observar os sintomas característicos do período fértil é um recurso bastante importante quando o objetivo é engravidar.

Conheça os principais sintomas do período fértil

Durante o período fértil, as mamas ficam mais sensíveis, é normal ocorrer um aumento da temperatura corporal basal, quando o corpo está em repouso, cólicas leves na região inferior do abdômen, aumento da libido, variações de humor, além de mudanças no muco cervical.

Muco cervical é uma substância produzida pelo colo do útero, que sofre variações durante o ciclo menstrual, dessa forma, é um dos principais sintomas a ser observado, o que é chamado de rastreio do muco cervical.

O muco cervical é constituído cerca de 95% por água e o restante por sólidos, como eletrólitos, compostos orgânicos e proteínas solúveis. Em mulheres com o ciclo regular, de 28 dias, pode ser percebido aproximadamente 9 dias após o início da menstruação. Normalmente é mais espesso e pegajoso, esbranquiçado ou amarelado.

O volume aumenta com a aproximação da ovulação, ficando mais fluido e escorregadio, o que causa uma sensação de umidade na vagina, aos poucos se torna mais elástico e claro.

Nos dias que antecedem a ovulação, adquire uma consistência semelhante à de uma clara de ovo, em quantidade pelo menos 10 vezes maior quando comprada ao início. Esse tipo de muco é popularmente chamado de ‘corrimento da ovulação’. Para confirmar a consistência é só fazer o teste esticando-o entre o polegar e o indicador.

Com rastreio do muco cervical e a observação dos outros sintomas, é possível identificar o período de maior fertilidade. Para intensificar a relação sexual, entretanto, é importante também considerar o tempo de sobrevida dos espermatozoides no organismo feminino, cerca de 72h. Assim, dos três dias que antecedem a ovulação ao dia posterior, as chances de engravidar são mais altas.

Alguns recursos também podem ajudar a indicar o dia da ovulação e o período fértil, aumentando a precisão do cálculo. Entre eles estão a medida da temperatura corporal basal e o teste de ovulação, facilmente encontrado em farmácias.

A medida da temperatura corporal basal também deve ser acompanhada desde o início do ciclo. Para isso, basta medir a temperatura com um termômetro logo ao acordar e anotar os valores. No dia provável da ovulação, ela está naturalmente mais elevada.

O teste de farmácia se baseia nos níveis de LH, hormônio luteinizante, responsável pelo amadurecimento e rompimento do folículo ovariano, que podem ser detectados na urina nos dias que antecedem a ovulação.

Se mesmo com a observação dos sintomas característicos do período fértil e utilização dos recursos complementares a gravidez ainda for malsucedida, é necessário procurar um especialista em reprodução humana para avaliar o quadro após 12 meses de tentativas, tempo que caracteriza infertilidade.

Atualmente, a infertilidade pode ser solucionada na maioria dos casos, as técnicas de reprodução assistida são consideradas o tratamento padrão, indicadas de acordo com os resultados apontados na investigação inicial.

Toque aqui e conheça também o calendário do período fértil, outro recurso importante para as mulheres em tentativa de engravidar!


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pr¨®xima leitura
Mórula, embrião e blastocisto: qual é a relação?

A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]

Ler mais...