Dr. Augusto Bussab | Reprodução Humana | WhatsApp
Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

O que é o hCG e qual sua função no processo de gravidez?

por Dr. Augusto Bussab



"hCG é a sigla para gonadotrofina coriônica humana, um hormônio glicoproteico produzido durante o período de gestação pela placenta. Esse é o hormônio da gravidez, pois o aumento do hCG indica que a mulher está grávida. A função deste hormônio é manter o corpo-lúteo (glândula […]"
O que é o hCG e qual sua função no processo de gravidez?

hCG é a sigla para gonadotrofina coriônica humana, um hormônio glicoproteico produzido durante o período de gestação pela placenta. Esse é o hormônio da gravidez, pois o aumento do hCG indica que a mulher está grávida.

A função deste hormônio é manter o corpo-lúteo (glândula endócrina que se desenvolve no ovário) durante o primeiro período gestacional, garantindo a manutenção da gravidez. Ele inibe a menstruação e garante que não ocorra uma nova ovulação.

O corpo-lúteo secreta dois hormônios importantes para o corpo: a progesterona e o estrogênio. A função do hCG é manter a gestação e o desenvolvimento saudável do feto.

Para compreender o que é o hCG, continue a leitura do texto!

Qual a função do hCG na gravidez?

O hCG utiliza as gorduras do corpo e as transforma em fonte de energia para o feto e a mãe. Suas funções mais importantes são a de manter o corpo-lúteo, estimular a produção de esteroides e fazer a manutenção da gravidez.

Quais são os efeitos do hCG na gravidez?

Esse é o hormônio identificado nos testes de gravidez oferecidos em farmácias e também no exame de sangue para a gravidez. Por ser um hormônio produzido durante a gestação, ele causa alguns sintomas, pois a mulher não está acostumada a essa mudança hormonal que ocorre no corpo.

Nos primeiros três meses de gestação, ele atua de forma intensa, provocando aqueles sintomas da gravidez mais conhecidos:

  • Alterações digestivas, como ardor no estômago, indigestão e diarreia;
  • Irritabilidade e mudanças de humor constante;
  • Sensação de sono e cansaço;
  • Enjoo, vômito e tontura.

A presença do hCG é fundamental para o desenvolvimento de uma gravidez saudável. No entanto, há também outras condições fundamentais para que a gravidez se desenvolva de forma adequada, o que será acompanhado durante o pré-natal.

Relação com outros hormônios

O corpo-lúteo desempenha uma função muito importante antes da formação da placenta, pois produz estrogênio e progesterona, que fazem a construção da vascularização das paredes do útero feminino, que alimentam e nutrem o embrião antes da placenta produzir o hCG.

A ação do hCG com os outros hormônios é a de criar o ambiente propício para uma gravidez saudável, proporcionando as condições necessárias para o desenvolvimento do feto.

Além do hCG, há a somatomamotropina coriônica humana. Esses dois hormônios atuam tanto no feto quanto na mãe, ajudando a controlar as alterações das mamas. Eles são indispensáveis para assegurar a vida do feto até seu completo desenvolvimento, assim como controlar possíveis alterações no útero.

Outra função desses hormônios é a produção de leite materno, além de ser responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais do bebê.

Teste de hCG

O teste Beta hCG é feito após a coleta sanguínea. Caso seja identificado o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG), a mulher está grávida.

Tendo uma taxa de sucesso próxima de 100%, o beta hCG é um dos testes para gravidez mais eficientes.

O hormônio também pode ser encontrado na urina, por isso os testes de farmácia também são capazes de detectar a gravidez, mas não são tão confiáveis quanto o exame de sangue.

Quando o hCG torna-se detectável?

A partir da terceira semana de gravidez até a quarta semana o hCG já pode ser detectado. Alguns especialistas indicam à paciente esperar a menstruação atrasar para fazer o teste. Isso tem como objetivo minimizar resultados falsos.

O hCG e as técnicas de reprodução assistida

Depois de passar por qualquer técnica de reprodução assistida, como a relação sexual programada (RSP), a inseminação artificial (IA) e a fertilização in vitro (FIV), a mulher também deve fazer o teste de beta hCG para verificar se houve sucesso e está grávida.

Esse conteúdo ajudou você a entender mais sobre o hCG? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e ajude quem está buscando informações sobre o assunto.


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pr¨®xima leitura
Mórula, embrião e blastocisto: qual é a relação?

A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]

Ler mais...