O que é infertilidade transitória? Descubra agora!

O que é Infertilidade Transitória

Você sabia que muitos casais tentam engravidar por meses e não conseguem, mesmo quando os exames médicos não indicam nenhum problema crônico de fecundidade? Isso pode acontecer por conta da infertilidade transitória.

Apresentar infertilidade transitória significa que algo momentâneo está causando a dificuldade para conceber. Se você nunca ouviu falar nesse problema, este post é para você! Confira a seguir o que é e quais são as principais causas desse problema:

O que é a infertilidade transitória?

O termo define o período em que um casal não consegue iniciar uma gestação, mesmo que não exista alguma razão grave. Trata-se de um impedimento temporário, que pode ser causado por diversos fatores.

Apesar de ser momentâneo, se a causa não for descoberta e tratada, existe o risco de afetar a saúde reprodutiva de forma definitiva. Por isso, é necessário investigar o que está causando o problema.

Quais as principais causas?

São vários os fatores que podem levar à infertilidade passageira, desde o ambiente em que vivemos, hábitos que consideramos normais e tratamentos de saúde. Abaixo, listamos os principais motivos.

Uso contínuo de drogas

Tanto o consumo de drogas ilícitas, como o uso alto de álcool ou tabagismo podem deixar os corpos inférteis provisoriamente.

Obesidade

A obesidade é uma doença que pode causar diversas desordens no metabolismo — entre elas, o desiquilíbrio hormonal. O excesso de peso altera o funcionamento das glândulas endócrinas e também modifica o ciclo menstrual, causando síndrome dos ovários policísticos e infertilidade.

Poluição

Uma vilã para a o bem-estar, que também pode atrapalhar a gravidez. Os produtos tóxicos encontrados no ar estão relacionados com a produção de sêmen de baixa qualidade, irregularidades na ovulação e problemas no crescimento do feto.

Sedentarismo ou excesso de exercícios físicos

O sedentarismo ou o excesso de atividades físicas pode afetar a saúde reprodutiva masculina e feminina e causar a infertilidade transitória.

Chá de hibisco e outros produtos para emagrecer

Quando consumido em grandes quantidades, o chá de hibisco pode comprometer os níveis de estrogênio no corpo, prejudicando a fertilidade.

Tratamentos médicos

Alguns tratamentos, como a radioterapia e a quimioterapia, têm como efeito colateral prejudicar a fecundidade. Pessoas que fazem esses tratamentos merecem ainda mais atenção, pois é possível que a infertilidade evolua para permanente. Se for o seu caso, converse com o médico sobre as medidas necessárias.

Como evitar e tratar o problema?

Lembre-se de que prevenir é sempre melhor opção, então, se você pensa em engravidar em um futuro próximo, deixe de lado o cigarro, não exagere na bebida e cuide da saúde como um todo. Alimente-se bem e faça exercícios com moderação.

Se estiver procurando emagrecer, não tome nada sem consultar um especialista que possa lhe auxiliar com orientação profissional nessa busca, como um nutrólogo, um educador físico, um endocrinologista ou um nutricionista.

Se você já está tentando ter um filho e está demorando para conseguir, o primeiro passo a ser seguido é procurar orientação médica. O profissional pedirá os exames necessários para fazer um check-up da saúde do casal e conversar sobre quais hábitos devem ser evitados.

Durante a consulta, pode ser identificado algum fator que esteja temporariamente atrapalhando a concepção. Nesse caso, siga a orientação médica sobre os hábitos que vocês devem deixar e o que devem conservar para cuidar do bem-estar do corpo.

Uma das maiores dificuldades para resolver a infertilidade transitória é que se trata de um problema pouco conhecido. Agora que você já sabe que alguns hábitos podem atrapalhar a fecundação, fica mais fácil de evitar esse problema.

Gostou de saber mais sobre a infertilidade transitória? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e deixe seus amigos informados sobre esse assunto tão importante.

Formado pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e com Pós Graduação em Reprodução Humana, no Hospital Antoine Béclère, em Clamart, França, o Dr. Augusto Bussab dedica-se desde 2006 em sua clínica a ajudar mulheres no sonho de ser mãe.

Deixe seu Comentário

    Posts Relacionados

    Todos os Posts