Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Infertilidade masculina: conheça as causas



"Fatores masculinos são responsáveis por, cerca de, 30% dos casos de infertilidade. Você sabe quais são as causas mais comuns de infertilidade masculina? Clique aqui e confira!"

por Dr. Augusto Bussab

Infertilidade masculina: conheça as causas

A infertilidade masculina é um assunto que, cada vez mais, é debatido e estudado em todo o mundo. O motivo: diversas pesquisas apontam o declínio do número de espermatozoides nas últimas décadas.

Por muito tempo, os fatores femininos relacionados à infertilidade foram mais estudados do que os masculinos. Esse assunto é cercado por diversos mitos. Entre eles, está a ideia de que a mulher é mais infértil do que o homem.

Porém, cerca de 30% dos casos de infertilidade são relacionados a fatores masculinos, 30% a fatores femininos e 30% de ambos. Para completar, em 10% dos casos não é possível detectar o motivo da infertilidade.

Conhecer quais doenças podem causar infertilidade é essencial para que os homens fiquem mais atentos à saúde. Por isso, neste artigo, vamos mostrar o que é infertilidade, quais são as suas causas mais comuns e como é realizado o tratamento de infertilidade.

Boa leitura!

O que é infertilidade?

A infertilidade é um problema de saúde pública que atinge milhões de casais em todo o mundo. De acordo com a sua definição, ela deve ser investigada quando o casal tenta engravidar por 12 meses consecutivos sem o uso de métodos contraceptivos, mas não obtêm sucesso.

Para os homens, a infertilidade está diretamente relacionada com a quantidade e a qualidade dos espermatozoides. O seu diagnóstico envolve uma série de exames, sendo o espermograma, o principal.

Ele analisa as condições do sêmen baseados em critérios macroscópicos e microscópicos. Com isso, é possível avaliar, entre outros parâmetros, o volume, a concentração e a motilidade dos espermatozoides.

Quais são as principais causas de infertilidade masculina?

Diversas condições e doenças estão relacionadas à infertilidade masculina. No primeiro grupo podemos destacar: a idade, as causas genéticas e a azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen).

Porém, neste artigo, vamos abordar as principais doenças que atingem o sistema reprodutor masculino e podem afetar a fertilidade.

Abaixo, confira a lista das causas mais comuns de infertilidade masculina.

Varicocele

A varicocele ocorre devido a dilatação das veias dos testículos, causando um aspecto similar a varizes. Com isso, o sangue que percorre a região não é drenado da forma correta.

Até o momento não há um consenso sobre a causa da doença, porém, a teoria mais aceita é que ela ocorre devido a um problema nas válvulas presentes nas veias testiculares. Em muitos casos, ela é assintomática, no entanto, alguns homens podem sentir desconforto e dores (de leves a intensas) na região.

As consequências da varicocele afetam diretamente a fertilidade masculina. O problema na circulação do sangue aumenta a temperatura dos testículos, prejudicando a produção e a qualidade dos espermatozoides.

Infecções

Diversas infecções podem atingir o aparelho reprodutor masculino, em especial, as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A clamídia e a gonorreia são as mais comuns. Em geral, elas são assintomáticas, aumentando o risco de contaminação. Por isso, usar preservativo durante as relações sexuais é a melhor forma de proteção contra as ISTs.

A falta de tratamento da clamídia e da gonorreia provocam diversas complicações, pois elas podem se alastrar para outros órgãos. Entre as doenças provocadas devido a infecção da clamídia e da gonorreia estão a uretrite (inflamação na uretra), a epididimite (inflamação no epidídimo) e a prostatite (inflamação na próstata).

Essas infecções provocam a queda na qualidade e na produção dos gametas masculinos, e ainda, podem causas obstruções no sistema reprodutor.

Distúrbios hormonais

Os hormônios são essenciais para o bom funcionamento do sistema reprodutor. A testosterona, o principal hormônio masculino, é essencial para a produção de espermatozoides (espermatogênese) e o seu amadurecimento.

O estilo de vida do homem tem um papel importante nesse momento. O sedentarismo, o tabagismo e o uso de anabolizantes estão entre os fatores que podem desequilibrar o nível de testosterona. Tanto a falta, quanto o excesso de testosterona podem afetar a espermatogênese, e consequentemente, a fertilidade.

Como é feito o tratamento para a infertilidade?

A partir da identificação da causa da infertilidade, é possível indicar o tratamento mais adequado para o paciente. Durante esse processo, a fertilidade da parceira também deve ser levada em consideração. Em alguns casos, é possível tratar a causa da infertilidade. No caso da varicocele, por exemplo, o tratamento cirúrgico pode recuperar a fertilidade do paciente.

No entanto, existem casos onde o tratamento não é suficiente para que o casal engravide de forma natural. Nessas situações, as técnicas de reprodução assistida são as mais indicadas. Atualmente, existem 3: a inseminação artificial, a relação sexual programada e a fertilização in vitro.

Esta última é a mais utilizada para casos graves de infertilidade masculina. A sua fecundação é realizada em laboratório, desse modo, os espermatozoides são coletados — por masturbação ou diretamente dos epidídimos ou dos testículos — e analisados antes do procedimento para garantir a qualidade.

Além disso, ainda que o paciente tenha uma quantidade pequena de gametas, o procedimento pode ser realizado. A técnica ICSI insere o espermatozoide diretamente no óvulo, aumentando as chances de sucesso.

A infertilidade masculina está sendo cada vez mais estudada. Ela é causada por diversas doenças que afetam a fertilidade e a qualidade de vida do homem. No entanto, a dificuldade para engravidar pode ser superada com as técnicas de reprodução assistida. Para saber mais sobre esse assunto, confira o nosso conteúdo sobre a infertilidade masculina!

 


Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Próxima leitura
Varicocele pode causar infertilidade?

Ela é a principal causa de infertilidade masculina e pode atingir adolescentes e homens adultos. Estamos falando sobre a varicocele! Clique aqui e descubra a relação entre essa doença e a infertilidade.

Ler mais...