Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Infertilidade Feminina: quais são as opções de tratamento?



"A infertilidade feminina é um problema que frustra muitas mulheres, principalmente quando elas decidem ter filhos […]"

por Dr. Augusto Bussab

Infertilidade Feminina: quais são as opções de tratamento?

A infertilidade feminina é um problema que frustra muitas mulheres, principalmente quando elas decidem ter filhos e se deparam com o peso da responsabilidade de gerar um novo ser. O desejo pessoal e a pressão da família e dos amigos podem distorcer completamente o sentimento tão doce e agradável de ser tornar mãe.

A infertilidade geralmente é descoberta depois de várias tentativas de engravidar. Nesses casos, é importante buscar acompanhamento médico para descobrir qual é a melhor solução para o problema.

O primeiro passo é descobrir as causas da infertilidade e verificar se existem tratamentos disponíveis. Ao lado da família e com a orientação de um profissional, é possível encontrar boas razões para levar adiante o sonho da maternidade.

Neste post falaremos sobre as causas da infertilidade feminina e sobre as atuais opções de tratamento para esse problema. Acompanhe.

As causas da infertilidade feminina

As causas da infertilidade podem ser muitas. Existindo ainda a possibilidade de uma combinação de fatores, desde problemas genéticos a até o estilo de vida da paciente. Como nos casos de estresse, uso de drogas lícitas, DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), peso inadequado ou dieta inapropriada.

Porém, na maioria dos casos, a infertilidade feminina é resultado de problemas de ovulação. Como insuficiência ovariana prematura (os ovários param de funcionar antes do tempo) ou a síndrome do ovário policístico (não há liberação de óvulos regulares ou eles não são ideais para a fecundação).

Também pode acontecer o bloqueio das tubas uterinas causado pela endometriose. Problemas na parede do útero ou fibrose uterina. Antes de seguir adiante, vamos voltar um pouco e lembrar como é uma ovulação normal.

A ovulação natural

O corpo da mulher funciona em perfeita sintonia durante o ciclo menstrual. Apesar de o mecanismo da ovulação acontecer no ovário, a sua origem se dá em uma área do cérebro onde estão as glândulas chamadas hipotálamo e hipófise.

Elas organizam tudo e fazem o organismo produzir os óvulos e o estrogênio, o hormônio que ajuda na preparação do útero, que receberá o futuro bebê. Toda vez que um óvulo não é fecundado, a parede do útero descama e ocorre a menstruação.

As opções de tratamento

A infertilidade feminina é, sim, um problema que pode ter solução. São diversos os métodos de tratamento. Que devem ser oferecidos e realizados por um médico especializado em uma clínica de reprodução assistida.

Entre os vários tipos de tratamentos possíveis, os mais comuns são:

  • administração de medicações para a indução da ovulação: este método também é conhecido popularmente como “namoro programado“;
  • fertilização in vitro: são usados de 50 a 100 mil espermatozoides, em laboratório, para a obtenção de pré-embriões, que são transferidos para a cavidade uterina;
  • inseminação artificial: os espermatozoides são recolhidos e processados e depositados na cavidade uterina.

Apesar de as chances de sucesso serem menores para as mulheres com idade acima de 35 anos. A garantia de realização desse sonho pode estar bem próxima se a paciente buscar o acompanhamento profissional o mais rápido possível.

Com a orientação do médico especializado em reprodução humana. Existe a possibilidade de vencer a infertilidade feminina e realizar o sonho de ser mãe.

Gostou de saber mais sobre as causas e as formas de tratamento para a infertilidade? Então assine nossa newsletter e fique sempre bem informada sobre gravidez e reprodução!

Infertilidade Feminina: quais são as opções de tratamento?
Avalie essa postagem!


Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Próxima leitura
O que é e qual a finalidade do exame de avaliação genética?

As doenças genéticas são aquelas relacionadas a alguma alteração no material genético, isto é, no […]

Ler mais...