Dr. Augusto Bussab | Reprodução Humana | WhatsApp
Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

FSH e FIV: qual a função do hormônio?

por Dr. Augusto Bussab



"FSH conheça suas funções e sua importância para as taxas de sucesso da FIV"
FSH e FIV: qual a função do hormônio?

É muito comum que casais busquem engravidar, mas não logrem êxito de maneira natural na busca por um filho. Para que o processo de fecundação ocorra normalmente, é necessário que a saúde da mãe e do pai estejam em funcionamento adequado, todo e qualquer tipo de alteração fisiológica podem dificultar os meios habituais de gerar uma nova vida. Entretanto, isso não é um entrave para quem busca engravidar, já que técnicas de reprodução assistida, como a FIV podem auxiliar casais nessa jornada. No artigo de hoje, vou falar sobre o FSH e sua função dentro da FIV.

Para saber mais sobre esse tema, basta continuar a leitura do conteúdo a seguir.

O que é FSH?

O FSH, também é conhecido como hormônio folículo estimulante. Trata-se de uma substância produzida pela hipófise.

Sua principal função no organismo feminino é promover a maturação dos óvulos durante o período fértil da mulher. Por conta disso, esse hormônio está intimamente ligado à fertilidade feminina e sua concentração no sangue é eficaz para identificar se os ovários estão funcionando de maneira adequada.

Os valores de referência desse hormônio variam de acordo com a idade da mulher, podendo ser útil para identificar fases do ciclo menstrual, além de confirmar também período de menopausa.

Função do FSH no ciclo menstrual e na FIV

 

No organismo feminino, o FSH é responsável por promover crescimento e maturação dos folículos ovarianos durante o processo de ovogênese. Quando isso ocorre, o organismo libera altas taxas de LH – hormônio luteinizante, que consequentemente libera altas concentrações de FSH, fazendo com que o folículo se rompa e libere o óvulo para que possa ser fecundado por um espermatozoide.

Mulheres com baixas concentrações naturais de FSH apresentam grandes dificuldades de engravidar.

Na FIV o FSH é utilizado para estimulação ovariana, contribuindo para o crescimento dos folículos. A estimulação ovariana é feita até que esses folículos atinjam dimensões corretas para que sejam aspirados.

Como o hormônio é utilizado na FIV

No processo da FIV, é comum que haja o uso de FSH de maneira sintética com o intuito de promover a estimulação ovariana.

Quando ocorre o processo de estimulação os folículos então passam a se desenvolver até que atinjam tamanho adequado antes de serem aspirados do organismo feminino.

Aspiração folicular é parte importante da FIV

Assim que os folículos atingem o tamanho adequado, a mulher é então submetida ao processo de aspiração folicular, que visa aspirar os folículos maduros, mas sem ainda ter ocorrido o processo de ovulação.

Após o processo de aspiração, os folículos são então cultivados em ambiente controlado até que que a ovulação ocorra de fato.

Após a liberação dos óvulos, é feito um estudo que visa avaliar quais são os óvulos de melhor qualidade, e estes são colocados na presença de espermatozoides pré-selecionados e tratados com o intuído de promover o processo de fecundação.

Uma vez que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide, se tem origem de um embrião que se desenvolverá durante alguns dias em ambiente controlado, até que possa ser transferido para o útero da mulher que deseja engravidar.

A exemplo do que ocorrer com óvulos e espermatozoides, os melhores embriões são os escolhidos para o processo de transferência embrionária. O que aumenta as chances de todo o processo ter êxito.

Os embriões são então transferidos para o útero da mulher, para que possam se nidar à parede uterina e dessa forma dar início ao processo de desenvolvimento que irá gerar uma nova vida.

Sem a presença do FSH o processo gestacional não ocorre, por conta disso, esse hormônio é considerado essencial para uma gestação, seja por vias naturais ou então através de técnicas de reprodução assistida, como é o caso da FIV, por exemplo.

Taxas de sucesso da FIV

Estatísticas demonstram que as taxas de sucesso da FIV vêm aumentando ano a ano e realizando o desejo de muitos casais de terem filhos. No entanto, é preciso ter em mente que cada organismo reage de uma forma a esse tipo de técnica de reprodução assistida.

As taxas de sucesso giram em torno dos 60%, mas assim como ocorre no processo de gestação natural, os números estão intimamente relacionados à idade da mulher. Mulheres abaixo dos 37 anos de idade apresentam aproximadamente 80% de chances de engravidar quando submetidas à FIV. Conforme a idade da mulher avança, menores se tornam as taxas de sucesso de técnica.

Agora que você já sabe quais são as funções do FSH na FIV, te convido a saber mais sobre essa eficaz técnica de reprodução assistida. Para isso, basta clicar aqui.

 


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pr¨®xima leitura
Mórula, embrião e blastocisto: qual é a relação?

A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]

Ler mais...