Controle Ultrassonográfico de Ovulação

A ultrassonografia é um exame essencial na busca de fatores femininos que podem estar causando os problemas de infertilidade no casal. Este exame torna possível analisar as partes internas do trato reprodutor feminino, e avaliar alterações como miomas, adenomiose e malformações uterinas.

 Com esse exame também é possível realizar a contagem de folículos na fase folicular inicial, a primeiros dias do ciclo menstrual, que demonstra a quantidade de possíveis folículos que podem ser estimulados durante o tratamento de estimulação ovariana para a inseminação artificial ou a fertilização in vitro.

Durante o período ovulatório, a ultrassonografia mostra o folículo dominante e quando o folículo atinge o tamanho adequado e está próximo de romper e liberar o óvulo que será captado pela tuba uterina.

Após a ovulação, ocorre a formação do cisto de corpo lúteo, que ao ser visualizado no ultrassom pode mostrar que houve ovulação.

Portanto, dependendo da fase do ciclo menstrual em que o exame é realizado, podemos observar e analisar diferentes aspectos dos ovários.