Carregando

Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Espermograma: quando o homem deve fazer?



"Muitos casais colocam a carreira como prioridade na vida a dois e acabam postergando a […]"

por Dr. Augusto Bussab

Espermograma: quando o homem deve fazer?

Muitos casais colocam a carreira como prioridade na vida a dois e acabam postergando a decisão de se tornarem pais. Quando isso acontece, é natural que surjam dúvidas, em especial se o período de tentativas sem sucesso se prolongam mais do que alguns meses previamente planejados. Essa é a hora em que começam a buscar por respostas sobre fertilidade, tanto da mulher como do homem. Para ele, a principal análise a ser feita pode ser obtida por meio do exame de espermograma.

O esperma ou sêmen é um fluido orgânico produzido pelas glândulas secretoras que compõem o aparelho reprodutor masculino, como a próstata e as glândulas seminais. Elas servem como veículo e meio de sobrevivência para os espermatozoides produzidos nos testículos, após a ejaculação.

Esse fluido transporta entre 60 e 300 milhões de espermatozoides, que são importantes para a fertilização do óvulo. Para que seja capaz de fecundar, é necessário que o esperma contenha pelo menos 20 milhões de espermatozoides por mililitro.

Você sabe do que se trata o espermograma? Quando deve fazê-lo e como preparar-se para o exame? Este artigo pretende esclarecer todas essas dúvidas.

O que é o exame de espermograma?

O espermograma, também conhecido como teste de contagem espermática, é usado para a análise da saúde e da fertilidade do homem.

Trata-se de um exame simples, no qual são observados critérios específicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao fazer uma análise de um exame de espermograma deve-se avaliar essencialmente três características: a quantidade, o formato e a mobilidade dos espermatozoides.

Para que serve?

O espermograma permite avaliar as funções dos testículos, quanto à produção de espermatozoides viáveis no sêmen, e das demais glândulas do aparelho reprodutor masculino, quanto ao fluido que compõe o esperma. É um exame que serve para relacionar dados clínicos com questões de fertilidade, mesmo após uma cirurgia de vasectomia prévia.

Quando fazer o exame?

O espermograma é normalmente recomendado para os homens que têm queixas de dificuldade de fecundação, tanto de sua parte quanto da parceira, que também deve ser investigada. Afinal, para que ocorra a fertilização é necessário que ambos estejam férteis.

No caso do espermograma, o exame é usado para avaliar a fertilidade do homem, se existem possíveis motivos para a dificuldade ou mesmo para excluir o fator masculino como causa.

Além disso, é usado para os homens que fizeram vasectomia, para verificar se o procedimento foi eficiente e eliminou a passagem de sêmen para a uretra. Quando o objetivo é este, o exame é realizado nos primeiros meses após a operação.

Como é feito o exame de espermograma?

O espermograma é feito em laboratório e a coleta do material é feita por masturbação. Normalmente os laboratórios e clinicas possuem uma sala reservada para que o homem possa se sentir menos desconfortável com o procedimento. Em alguns casos o material pode ser colhido em casa.

Porém, se a coleta for realizada em casa é importante manter o fluido em temperatura corporal para evitar alterações no resultado. Além disso, o esperma deve ser entregue para ser examinado em, no máximo, 1 hora após sua eliminação do corpo.

Como é a preparação para o exame?

Para preparar-se corretamente, algumas orientações devem ser seguidas:

  • abstinencia sexual de 3 a 5 dias antes da coleta;
  • antes da coleta, lave bem as mãos e o pênis;
  • prefira a coleta na clínica para evitar qualquer contaminação ou resultado alterado por má preservação e transporte do material;
  • caso seja feita a coleta em casa, anote o horário exato e leve imediatamente à clínica.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas também tenham acesso a ele!


Deixe o seu comentário
Próxima leitura
Hérnia nos testículos pode causar infertilidade?

Fertilidade é sempre uma questão que traz dúvidas a homens e mulheres. Uma delas é […]

Ler mais...