Quando um casal procura um médico especialista em reprodução humana por não conseguir engravidar, devem ser realizados exames para a avaliação da fertilidade feminina e masculina.
Os principais exames para as mulheres incluem os exames de imagem, que permitem a visualização detalhada dos seus órgãos reprodutores. Já no caso dos homens, o principal exame solicitado é o espermograma, que avalia a quantidade e qualidade do esperma e dos espermatozoides.
O espermograma busca identificar possíveis alterações no esperma que podem estar relacionadas com a infertilidade, como o esperma amarelado.
Acompanhe o texto para saber mais sobre essa alteração de coloração do sêmen e seu significado.
Como é o esperma normal?
O esperma, também chamado de sêmen, é o fluido orgânico produzido pelo homem e expelido durante a ejaculação. Ele contém espermatozoides e secreções prostáticas e de outras glândulas com substâncias que nutrem os gametas masculinos. Diversos aspectos do esperma são analisados no espermograma para avaliar se ele está normal.
O esperma normalmente apresenta coloração homogênea que varia entre acinzentada e esbranquiçada, além de ser ligeiramente opaco. Outras características de um esperma normal são:
- imediatamente após a ejaculação, o sêmen é uma massa semissólida, se liquefazendo após alguns minutos;
- volume acima de 1,5 ml;
- cheiro característico;
- pH acima de 7,2.
Por que o esperma fica amarelado?
O esperma amarelado indica alguma alteração em sua composição, o que pode ser um problema simples ou grave. As principais causas do esperma amarelado são:
- muitos dias sem ejacular: o aspecto do esperma muda devido ao maior tempo que os espermatozoides ficam armazenados no epidídimo, levando a alterações da densidade, cor e outros aspectos. Nesses casos, o esperma volta à coloração normal nas próximas ejaculações;
- idade avançada: o envelhecimento pode causar alterações no esperma, deixando-o mais amarelado;
- mudanças na dieta: a alimentação tem influência sobre diversos aspectos do esperma, incluindo a cor. A alta ingestão de alimentos como alho e cebola e alguns medicamentos específicos podem causar a cor amarelada;
- urina misturada ao esperma: a uretra é caminho comum para a urina e para o esperma, por isso pode haver essa mistura quando há urina residual na uretra;
- infecções sexualmente transmissíveis (IST): as causas mais preocupantes para o aparecimento de esperma amarelado são as infecções. A clamídia e a gonorreia, por exemplo, podem causar essa alteração de cor do sêmen, podendo ser acompanhada de odor desagradável.
Qual a relação da cor do sêmen com a infertilidade?
Quando a cor amarelada do sêmen é causada por muito tempo sem ejacular, idade avançada, mudança na dieta ou mistura com a urina, não há necessidade de preocupação com relação à infertilidade.
A relação do esperma amarelado com a infertilidade é relativa à presença de alguma IST, como clamídia e gonorreia. O esperma de cor amarela pode ser indicativo de uma dessas duas doenças, que, se não tratadas, podem levar à infertilidade masculina, por provocarem inflamação e infecção na uretra e nos epidídimos.
Se o homem perceber seu esperma amarelado ou qualquer outra alteração no sêmen, o ideal é procurar um médico para fazer uma avaliação mais detalhada.
Se você gostou do texto de hoje e quer receber conteúdos especiais sobre reprodução humana, aproveite a visita e assine a nossa newsletter!
A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]
Ler mais...
Estou muito satisfeito por saber algumas causas da esperma amarelado de uma forma tão resumida e compreensível 🙏🙏🙏
Fico feliz em tê-lo ajudado com o conteúdo aqui do blog, José!
Ola fui num orologista.pois tenho infertilidade.
Mas agora meu esperma esta com a cor amarelada.mas so no primeiro jato.logo volta a cor natural…como posso tratar isso..?
Fabricio, não é possível dá-lo um diagnóstico ou proposta de tratamento por aqui. Converse sobre isso com seu médico, assim ele poderá avaliá-lo e sanar todas as suas dúvidas, ok?
Um abraço!
Bom dia Dr, eu tenho 15 anos e passei setembro todo sem me masturbar por conta do nofap, quando eu voltei anteontem, meu sêmen saiu esverdeado meio amarelado e com uns pedaços q pareciam gelatina só q pedacinhos pequenos, isso e normal? Ou pode ser algum problema?
Silva, é importante que você procure um especialista em urologia para avaliá-lo. Não posso dá-lo um diagnóstico apenas com as informações do seu relato, está bem.
Consulte-se 😉 !
Meu esperme está muito amarelodo e meu pênis dói muito quando vou urina fala só um remédio caseiro pra mi melhor um pouco
Vítor, nesses casos, é importante que você passe em consulta com um médico urologista. Assim você será avaliado e a melhor medicação para o seu caso será aplicada.
Busque tratamento clínico!
Bom dia Dr : meu nome e Pedro esperma está um pouco amarelo o q devo fazer?
Pedro, não é possível avaliar apenas com o seu relato.
Recomendo que busque atendimento e orientação de um urologista para entender o que está havendo.
Boa sorte!