Carregando

Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Dosagem de progesterona e infertilidade: entenda essa relação



"A gravidez é um dos sonhos de muitas de mulheres. Entretanto, esse sonho pode acabar […]"

por Dr. Augusto Bussab

Dosagem de progesterona e infertilidade: entenda essa relação

A gravidez é um dos sonhos de muitas de mulheres. Entretanto, esse sonho pode acabar sendo impedido ou adiado pelo aparecimento de condições que afetem a fertilidade do casal.

No caso das mulheres, um desses fatores pode ser a dosagem do hormônio feminino progesterona. Os níveis circulantes desse hormônio podem ter influência direta na diminuição das chances de sucesso nas tentativas de engravidar.

Pensando nisso, separamos algumas das principais informações sobre a relação entre a dosagem de progesterona e a infertilidade. Continue lendo e descubra tudo sobre o assunto!

O que é progesterona?

Progesterona é um dos principais hormônios femininos. É um hormônio esteroide essencial tanto para a regulação do ciclo menstrual quanto para a manutenção da gravidez.

A secreção de progesterona é feita de forma majoritária pelos ovários, o que justifica os maiores níveis circulantes desse hormônio nas mulheres. Mas, além da produção nos ovários, esse hormônio é secretado em menores quantidades pelas glândulas suprarrenais. Isso justifica a ocorrência da progesterona também no organismo masculino, embora em concentrações bem mais baixas do que nas mulheres.

Passado o período fértil do ciclo menstrual, o organismo feminino se prepara para uma possível gravidez. Para isso, há um aumento da secreção de progesterona, estimulando modificações corporais que favoreçam a manutenção de uma gestação.

O organismo feminino tende a produzir uma grande quantidade de progesterona a partir do terceiro mês de gestação. Esse aumento é fundamental para que a gravidez prossiga de forma adequada até o final dos nove meses. Ou seja, existe uma relação entre os níveis de progesterona e a fertilidade da mulher.

Qual a função da dosagem de progesterona?

A dosagem de progesterona é realizada em exames de sangue, cujo objetivo é avaliar se os níveis circulantes desse hormônio se encontram adequados. Esse exame é comumente indicado para mulheres que planejam engravidar ou para aquelas que já tenham tido abortos espontâneos.

A realização desse exame possibilita ainda monitorar uma gravidez de risco ou verificar a causa de sangramentos anormais em mulheres que não estejam grávidas.

Como é feita a dosagem de progesterona?

A dosagem de progesterona é geralmente realizada no 24º ou 25º dia do ciclo menstrual. É importante destacar que a utilização de alguns medicamentos, como anticoncepcionais, pode interferir nos resultados da dosagem e seu uso deve ser relatado ao médico responsável.

O exame é realizado por meio de uma coleta de sangue, após um jejum de três horas. É extremamente importante que seja relatada ao médico toda e qualquer medicação utilizada com frequência, assim como a realização recente de exames de raio-X, que também podem influenciar nos resultados da dosagem.

Quais os valores de referência para o sucesso de uma gravidez?

Confira abaixo uma lista com os valores de referência do resultado do exame de dosagem de progesterona:

  • na fase inicial do ciclo menstrual (fase folicular): até 105 ng/dL;
  • na última fase do ciclo menstrual (fase lútea): 400 a 2000 ng/dL;
  • gravidez no primeiro trimestre: 11,2 a 90 ng/mL;
  • gravidez no segundo trimestre: 25,6 a 89,4 ng/mL;
  • gravidez no terceiro trimestre: 48,4 a 42,5 ng/mL;
  • mulheres na menopausa: até 90 ng/dL.

É importante destacar que os níveis de progesterona podem não só indicar as chances de sucesso da gravidez, como também podem ser um indicativo da presença de doenças, como câncer de ovário, formação de cistos ovarianos ou funcionamento excessivo das suprarrenais. Em caso de dúvidas, é sempre importante consultar seu médico.

Gostou de saber mais sobre a relação entre a dosagem de progesterona e a infertilidade? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!


Deixe o seu comentário
Próxima leitura
Hérnia nos testículos pode causar infertilidade?

Fertilidade é sempre uma questão que traz dúvidas a homens e mulheres. Uma delas é […]

Ler mais...