A ejaculação acontece a partir de uma série de eventos fisiológicos que disparam a liberação do sêmen contendo as células reprodutivas masculinas durante a relação sexual. É um acontecimento fundamental para que haja fecundação e a reprodução humana.
O sêmen está diretamente relacionado à fertilidade masculina e reúne um conjunto de células e substâncias, como os espermatozoides e os lÃquidos que resultam da atividade das glândulas anexas, especificamente as glândulas bulbouretrais, as vesÃculas seminais e a próstata.
Quando o homem manifesta dor durante a ejaculação, esse sintoma pode significar que o funcionamento ou a integridade do sistema reprodutivo podem estar comprometidas, e normalmente indica a presença de infecções bacterianas nas estruturas envolvidas com a ejaculação.
Este texto mostra em quais situações o homem pode apresentar dor durante a ejaculação e quais as principais abordagens para o tratamento do sintoma.
Como a ejaculação acontece?
Com o inÃcio do estÃmulo sexual, as células reprodutivas masculinas primordiais – chamadas espermatócitos – aderidas à s paredes dos túbulos seminÃferos, entram em processo de desenvolvimento, sob ação da testosterona com o auxÃlio das células de Leydig e de Sertoli, e são sistematicamente liberadas em direção aos epidÃdimos.
No momento da ejaculação uma das funções da próstata é obstruir o canal da uretra para evitar a emissão de urina durante esse processo. Para isso, a glândula aumenta de tamanho e comprime o ducto uretral.
Outra função da próstata durante a ejaculação é, em associação com as vesÃculas seminais e a musculatura do perÃneo, impulsionar o sêmen do ducto deferente para a uretra em forma de jato, processo que auxilia a motilidade dos espermatozoides no interior do trato reprodutivo feminino.
O que pode causar dores durante a ejaculação?
Na maior parte das vezes, os episódios de ejaculação dolorosa sinalizam a presença de processos inflamatórios, acompanhados ou não de infecção, relacionados às estruturas envolvidas com a ejaculação.
A principal forma de contaminação para as infecções que afetam o trato reprodutivo é por relações sexuais desprotegidas, ainda que em alguns casos os agentes possam ascender das estruturas do sistema urinário.
Entre as principais causas da sensação dolorosa durante a ejaculação, destacamos:
- Uretrite;
- Epididimite;
- Orquite;
- Prostatite;
- Estreitamento da uretra;
- Câncer de próstata.
A próstata é uma das estruturas mais frequentes entre as envolvidas com a dor ejaculatória, e não somente o processo infeccioso nesta glândula pode provocar problemas com ejaculação, mas também os casos de câncer de próstata.
As dores ejaculatórias que resultam de processos infecciosos costumam se manifestar logo após a ejaculação, podendo durar horas, localizadas no canal retal, nos testÃculos, no perÃneo, na virilha ou na região da bexiga, em forma de ardência ou dor aguda localizada.
Quando o homem busca atendimento médico porque tem sentido dores ao ejacular, o exame clÃnico pode ser realizado para localizar a origem dos estÃmulos dolorosos, principalmente pelo toque retal.
A identificação das bactérias envolvidas no processo infeccioso pode ser feita pelo exame de urina, enquanto a ultrassonografia testicular pode fornecer informações sobre a integridade das estruturas internas da bolsa escrotal.
Existe relação entre dor ejaculatória e infertilidade?
Não existe uma relação direta entre a dor durante a ejaculação e a infertilidade masculina, porém este sintoma certamente indica a necessidade de investigar a saúde do sistema reprodutivo.
Quando a dor durante a ejaculação é causada pela ação microbiana, dependendo da estrutura acometida o processo infeccioso pode bloquear os ductos do cordão espermático, provocando azoospermia obstrutiva, que impede a fecundação.
É importante buscar por atendimento e tratamento assim que o homem percebe os sintomas dolorosos, com o objetivo de diminuir os riscos para cicatrizes salientes nos locais atingidos pela infecção, que podem provocar infertilidade masculina permanente.
Como é feito o tratamento da dor ejaculatória?
Atualmente a maior parte das causas da ejaculação dolorosa tem tratamento.
Nos casos em que as origens são infecciosas, é feito com antibióticos, normalmente em protocolos que associam substâncias diferentes para aumentar o espectro do tratamento. Se a infecção tem origem em ISTs (infecções sexualmente transmissÃveis), é importante que a parceria seja também tratada de forma preventiva.
Quando a dor durante a ejaculação é resultado do estreitamento da uretra, a única forma de correção é cirúrgica, em que se realiza a reconstituição do canal para o alargamento do seu diâmetro.
É importante lembrar que a dor ejaculatória só pode ser prevenida quando se origina de processos infecciosos, e a única forma de prevenção é a prática do sexo seguro, com o uso dos preservativos de barreira.
Reprodução assistida
Quando mesmo após os tratamentos contra os agentes infecciosos as dificuldades para engravidar persistem, a reprodução assistida pode ser indicada como tratamento para aumentar as chances de gestação.
A principal técnica utilizada é a FIV (fertilização in vitro), que abrange os casos de azoospermia obstrutiva, assim como outros envolvidos nos eventos de dor durante a ejaculação.
A indicação é feita principalmente pelo fato de a técnica permitir a coleta de espermatozoides por recuperação espermática, diretamente nos testÃculos ou nos epidÃdimos, contornando o problema obstrutivo.
Leia mais sobre infertilidade masculina tocando o link.
A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]
Ler mais...