Carregando

Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Descubra agora 7 mitos e verdades sobre a infertilidade masculina



"A infertilidade conjugal e suas causas geram muitas dúvidas nos casais que recebem o diagnóstico. […]"

por Dr. Augusto Bussab

Descubra agora 7 mitos e verdades sobre a infertilidade masculina

A infertilidade conjugal e suas causas geram muitas dúvidas nos casais que recebem o diagnóstico. Além disso, muitas pessoas ainda acreditam que a infertilidade seja sempre causada pela mulher, o que é um equívoco, pois cerca de 30% dos casos de infertilidade têm causas masculinas.

Esses mitos podem gerar mais incertezas com relação à infertilidade masculina nos casais. Por isso, para que você fique por dentro do assunto, trouxemos alguns mitos e verdades sobre a infertilidade masculina. Acompanhe!

1. A idade do homem interfere na fertilidade?

Verdade! Ao contrário da mulher, que já nasce com todos os seus óvulos, o homem produz espermatozoides ao longo de praticamente toda a vida. Mesmo assim, a partir de certa idade, é comum observarmos uma queda da qualidade e quantidade de espermatozoides, o que afeta o nível da fertilidade masculina.

Estudos indicam que a fertilidade de parte dos homens começa a diminuir de forma lenta e gradual a partir dos 50 anos, quando a andropausa começa a acontecer.

2. Impotência sexual e fertilidade têm relação?

Mito! Os testículos, órgão sexuais masculinos, são responsáveis pela produção de testosterona, hormônio ligado à potência sexual, e dos espermatozoides, gametas masculinos. Porém, são células diferentes que produzem cada um dos dois, de forma que uma coisa não depende da outra.

Um homem com a vida sexual ativa e satisfatória pode ser infértil, enquanto um homem com disfunções sexuais pode não ter problemas de fertilidade.

3. As infecções sexualmente transmissíveis causam infertilidade?

Verdade! As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) representam uma das grandes causas da infertilidade masculina.

Doenças como clamídia, tricomoníase, gonorreia e sífilis causam infecção e inflamação no canal de ejaculação e afetam a quantidade e a qualidade dos espermatozoides. Entre as doenças não infecciosas, a varicocele é a principal causa da infertilidade.

4. Álcool e drogas causam infertilidade?

Verdade! O consumo excessivo de álcool e drogas pode levar à infertilidade masculina. O uso dessas substâncias causa efeitos sobre a hipófise, glândula responsável por estimular o testículo a produzir espermatozoides e testosterona.

5. Exposição ao calor causa infertilidade?

Verdade! Os testículos do homem são localizados na bolsa escrotal, que fica “separada” do resto do corpo justamente para que eles sejam mantidos em uma temperatura menor que o resto do corpo. O aumento do calor atrapalha o metabolismo local e pode interferir na produção de espermatozoides.

Portanto, utilizar o computador no colo e manter-se exposto a altas temperaturas são riscos.

6. Remédio para calvície causa infertilidade?

Parcialmente verdade. A finasterida é o principal remédio utilizado para calvície masculina. Alguns estudos nacionais e internacionais apontam que seu uso pode causar diminuição das taxas de fertilidade. No entanto, a suspensão da medicação costuma resolver o problema em cerca de 3 a 4 meses.

7. Se o homem já tem filhos e o casal não consegue engravidar, o problema é da mulher?

Não necessariamente. O fato de o homem já ter um filho não significa que a mulher é a causa da infertilidade conjugal.

Durante o tempo entre o nascimento de um filho e a tentativa de outra gravidez, o homem pode sofrer alterações em seu sêmen, causadas por problemas como as ISTs, varicocele, aumento da idade, radioterapia e quimioterapia.

Quando o casal apresentar dificuldade para engravidar, por suspeita de infertilidade masculina ou feminina, deve buscar um médico especialista na área e marcar uma consulta para investigação.

Se você gostou do texto de hoje, siga nossa página no Facebook para acompanhar nossas atualizações!


Deixe o seu comentário
Próxima leitura
Hérnia nos testículos pode causar infertilidade?

Fertilidade é sempre uma questão que traz dúvidas a homens e mulheres. Uma delas é […]

Ler mais...