A infertilidade conjugal pode ser causada por fatores femininos, masculinos ou ambos. Identificar as suas causas é muito importante para definir o tipo de tratamento adequado e possibilitar a gravidez para os casais que a desejam. O médico especialista em reprodução humana é o responsável por analisar o casal e solicitar os exames especÃficos para investigação.
Tanto nas mulheres como nos homens a infertilidade pode ser causada por doenças especÃficas que acometem o aparelho reprodutor. Nesse contexto, no texto de hoje, falaremos sobre uma dessas doenças: cisto no epidÃdimo e infertilidade masculina. Confira!
O que é cisto no epidÃdimo?
O epidÃdimo é um duto longo e fino que fica localizado posteriormente ao testÃculo. A sua função é a de coletar e armazenar os espermatozoides produzidos pelos testÃculos, até a sua liberação. Cada epidÃdimo está ligado a um dos ductos deferentes (existe um para cada testÃculo), que segue até a uretra.
O cisto que se forma no epidÃdimo decorre de um acúmulo de lÃquido causado por uma inflamação local, condição considerada comum que pode estar presente desde o nascimento ou surgir em crianças, adolescentes ou adultos.
Quando os cistos surgem, é possÃvel notar a presença de um pequeno caroço na região dos testÃculos, que varia de tamanho. Normalmente são indolores, porém alguns homens podem apresentar dor, sensação de peso no testÃculo e edema testicular. Esses sintomas costumam ser percebidos principalmente em atividades como usar a toalha para secar a região, ao se vestir ou durante as relações sexuais. A dor pode irradiar-se para região do abdômen ou pelve.
Quais as causas?
Existem algumas causas para o surgimento do cisto no epidÃdimo. Ele pode estar presente no nascimento e estar associado a outras condições congênitas. Outras possÃveis causas incluem: trauma na região do testÃculo, muito tempo sentado de forma a fazer pressão sobre os testÃculos.
Dessa forma, há diferentes situações que causam algum tipo de agressão à área dos testÃculos e epidÃdimos.
Qual a relação entre cisto no epidÃdimo e infertilidade?
Normalmente, o cisto no epidÃdimo é considerado uma condição benigna que não requer nenhum tratamento especÃfico. Quando o cisto cresce, atinge mais de 2 cm e contém esperma em seu interior, ele é chamado de espermatocele. Alguns desses cistos maiores podem apresentar um padrão de crescimento contÃnuo, e nesses casos recomenda-se sua retirada.
Portanto, normalmente não há relação entre o cisto no epidÃdimo e a infertilidade. A consulta com um especialista é de extrema importância, para que o diagnóstico seja feito corretamente e sejam excluÃdas outras condições mais graves e que se relacionam com a infertilidade.
Como é feito o diagnóstico? E o tratamento?
O médico fecha o diagnóstico por meio da história clÃnica do paciente e da realização de exames especÃficos. O exame realizado para identificação do cisto no epidÃdimo é a ultrassonografia testicular, que permite a visualização de todas as estruturas contidas pelo escroto.
Por se tratar de uma condição predominantemente benigna, o cisto no epidÃdimo geralmente não requer tratamento. O tratamento cirúrgico para retirada do cisto é indicado quando o homem apresenta muita dor e incômodo ou quando o tamanho do cisto for muito grande.
Após o diagnóstico, o acompanhamento do paciente pelo médico deve ser feito para verificar se não há crescimento do cisto.
Como visto, os homens devem estar atentos à saúde dos seus órgãos reprodutores, para que complicações como o cisto no epidÃdimo e infertilidade possam ser identificadas e acompanhadas.
Se quer ter acesso a outros conteúdos, assine nossa newsletter!
A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]
Ler mais...
Eu desde a minha vasectomia a 12 anos venho sentindo dores no epidÃdimo, porém não existe cisto, ao menos que de para sentir palpando, uma vez que nunca ninguém me pediu um ultra sim se quer, já me orientei com 4 especialistas e apenas um me aconselhou a retirada do epidÃdimo, outros dois apenas me fizeram um tratamento com antiinflamatório e antibiótico, e um outro apenas me aconselhou a acostumar com a dor, porém a cada dia que passa a dor aumenta mais e o duto chega a ficar da grossura do dedo mindinho, quel seria a melhor solução para… Ler mais »
William,
Não é possÃvel indicar o melhor tratamento sem analisar os exames e o histórico. Aqui na clÃnica temos urologistas especialistas. Agende uma consulta para que possamos te ajudar.
(11) 3683-1188
Eu vivo já a muitos anos com o meu marido ha um tempo atraz fizemos consulta e foi diagnosticado quisto no epididimo esquerdo de 4 cm quero saber se depois isso passa porque segundo o factor e está factor que não permitia o espermatozoide deixar vivo no sÃtio certo porque ele deixa ja morte por isso dava a zospermia total
Olá, Maura!
É um cisto muito grande, eu teria que avaliar melhor, inclusive com exames hormonais para poder te ajudar.
Agende uma consulta, assim podemos avaliar o seu caso.
Bom dia eu tenho asospermia …obistruia ….
A minha pergunta e
Fiz a cirurgia de cisto epidÃdimo.
Agora depois da cirurgia e possÃvel que tenha desebristru do e eu possa ter filho
Olá, André!
É importante repetirmos o espermograma. Porém como a cirurgia foi apenas para retirada de cisto, acredito que não houve a desobstrução.
Abraço!
Como foi a cirurgia?
Cisto na cabeça do epidÃdimo bilateralmente pode causar Azoospermia?
Olá, Angelita!
Não necessariamente, temos que investigar para que possamos ajudar o seu esposo a reverter esse quadro.
Forte abraço!
Ola estou com cisto no epididimo esquerdo está muito pequeno o doutor disse que não tem necessidade de cirurgia mas porque eu sinto encomodo e dores direto e se for gazer cirurgia eu tenho a possibilidade de fica infértil? Porque eu quero ter filhos por favor me tirem essa dúvida tenho 28 anos e tô desanimado eu fazia as coisas agora tudo que eu faço e dor minha vida se defini a dor agora
Bruno, boa tarde!
Todas as cirurgias podem trazer intercorrências, por isso é evitada em algumas situações. Geralmente um cisto pequeno no epidÃdimo não causa dor, então o ideal é retornar ao urologista para que ele reavaliar. Não esqueça de sempre relatar a dor.
Forte abraço.
Já fiz cirurgia p não ter filhos retirada de cisto
Tenho 2 testiculos normal é um clase do tamanho dos outros 2 queria saber oq podia ser que eu lembre tenho isso desde pequeno isso pode prejudicar em eu ter filhos vou marca um urologista essa semana pra vê oq é
Lucas,
Sim, o ideal é você buscar ajuda de um especialista para avaliar.
No caso tenho como se fosse 3 testiculos
Quem tem esse cisto pode fazer atividades fÃsicas como ir a academia?
Olá Erik,
Os cistos de epidÃdios geralmente são de natureza benigna, são pequeno. Sendo assim, caso você não sinta incômodos não há contra-indicação de se fazer atividade fÃsica.
Mas é sempre bom visitar um especialista para um diagnóstico preciso.
Bom dia!!!!
Estou com um cisto de 2,3 cm no epididimo direito, não sinto dor e nem incômodo. Mas agora vou fazer a vasectomia esse cisto pode interferir na cirurgia?
Olá Welington,
A principio os cistos de epididimo nãi impedem a realização da vasectomia, mas é importante consultar seu médico para avaliar a situação.
Abraços.
Bom dia Dr. meu nome e Jeova a uns 10 anos atraz levei uma bolada nos testiculos porem na mesma semana eu peguei uma doenca venerea ( gonorreia ) fui ao Urologista e relatei sobre o acontecido inclusive pedi um espermograma mais ele disse que nao seria necessario e nao fiz ele passou somente antibioticos ,porem meus testiculos incharam e meu esperma ficou mais aguado , 3 anos mais a frente procurei outro Urologista e ele solicitou um ultrasom onde foi constatado um pequeno cisto de Epididimo no testiculo esquerdo , nos meus dois testiculos sinto dores somente quando eu… Ler mais »
Olá, Jeova. Não é possÃvel dá-lo uma avaliação apenas com seu relato. É necessário que você passe por uma avaliação médica minuciosa e individualizada. Procure um urologista para ser avaliada e tirar todas as suas dúvidas.
Abraços!
Ola, tenho 2 cistos, uma cada lado dos testÃculos. Já fiz ultrassom. Os dois dão mais da metade do tamanho dos testÃculos. É recomendado retirada,? Ele pode virar um tumor ou câncer? Ou posso ficar infértil caso ainda não esteja? O urologista que fui me disse para ficar avaliando e fazendo exames a cada tanto tempo para ver se não cresce pois não é recomendado fazer cirurgia ainda já que não tenho filho e pretendo ter.
Olá, Welinton. Não é possÃvel dá-lo um parecer apenas com seu relato.
Para avaliarmos sua saúde reprodutiva, é necessário que você passe em consulta. Assim, será possÃvel conversamos e analisarmos seus exames e seu histórico.
Entre em contato! Será um prazer ajudá-lo.
Fiz uma cirurgia no testÃculo esquerdo para a correção de Hidrocele e Varicocele. Mais ou menos uma semana dps da cirurgia, comecei a sentir uma dores na região superior do testÃculo e que se ampliava para a região pélvica e pela lateral do abdômen. Passei 3 meses de recuperação para me recuperar da Hidrocele, pois dos da cirurgia o meu testÃculo ficou inchado. Passou esses 3 meses e meu testÃculo ainda está um pouco inchado, e com isso parece que eu estou com um cisto no epidÃdimo, e causa dor e desconforto. Também não sei se as dores fortes que… Ler mais »
Primeiramente, sinto muito e desejo melhoras. Mas é isso mesmo, Jonathan. Muito importante seguir o acompanhamento médico e não normalizar sintomas que prejudiquem a qualidade de vida.
Olá doutor!
Chamo me Paulo e fiz o procedimento para retirada do epidÃdimo do testÃculo esquerdo, porém eu tenho muita dificuldade para ejacular, porém depois de ter feito a cirurgia eu passei por precedimento na coluna cervical, no qual eu foi tirada um ependimoma intramedular na coluna cervical, fiquei com uma certa sequela no braço esquerdo com certa dor, dormência e fadiga, gostaria de muito de saber qual o real problema de ter dificuldade pra ejacular, uma vez que eu consigo me masturbando mas com muita dificuldade.
Sinto muito pelo seu problema, Paulo.
Infelizmente, não posso dá-lo uma avaliação por aqui, apenas com seu relato.
Recomendo que busque atendimento e orientação de um urologista para entender seu quadro e conseguir tratamento.
eu tenho 15 anos e tenho um caroço no teticulo mas nao sinto muita dores o que pode ser
Pedro, não é possÃvel avaliar apenas com o seu relato.
Recomendo que busque atendimento e orientação de um urologista para entender o que está havendo.
Boa sorte!