Dr. Augusto Bussab | Reprodução Humana | WhatsApp
Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

Ciclo menstrual irregular: como identificar o período fértil?

por Dr. Augusto Bussab



"Uma maneira de a mulher conhecer o melhor período para engravidar é registrar o primeiro dia da menstruação. Porém, essa estratégia é mais efetiva para ciclos regulares. Então, como reconhecer o período fértil em um ciclo menstrual irregular? Nessa situação, fica realmente um pouco mais […]"
Ciclo menstrual irregular: como identificar o período fértil?

Uma maneira de a mulher conhecer o melhor período para engravidar é registrar o primeiro dia da menstruação. Porém, essa estratégia é mais efetiva para ciclos regulares. Então, como reconhecer o período fértil em um ciclo menstrual irregular?

Nessa situação, fica realmente um pouco mais complicado saber em quais dias é preciso ter relação sexual para aumentar as chances de gravidez. No entanto, apesar de ser mais difícil conhecer o período fértil pela contagem de dias a partir da menstruação, é possível identificar alguns sinais do corpo. Também é possível fazer testes de ovulação.

Não deixe de conferir este texto para identificar os sintomas característicos dos dias mais férteis da mulher. Nele, explicamos ainda sobre o ciclo menstrual irregular e como esse quadro pode ter relação com infertilidade. Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que caracteriza o ciclo menstrual irregular?

O ciclo menstrual ou ciclo reprodutivo é um processo formado por diferentes etapas, que têm como objetivo preparar o corpo da mulher para a gravidez. Desse modo, todos os meses, por causa da liberação de diferentes hormônios, é liberado o gameta feminino a fim de que ele seja fertilizado.

Quando se diz que o ciclo é regular, esse processo tem duração de cerca de 28 dias, mas também pode ser um pouco mais curto ou longo, desde que esse intervalo se repita em cada ciclo. Logo, como o ciclo começa no primeiro dia da menstruação, a mulher sabe em qual dia vai provavelmente ovular.

Já o ciclo menstrual irregular não se tem uma data certa para a menstruação, pois tem um intervalo diferente, que pode ser muito mais curto ou muito mais longo do que o normal.

Os ciclos irregulares também podem ser marcados por variações no número de dias que dura a menstruação ou por uma perda menor ou mais acentuada de sangue a cada vez.

O que é período fértil?

Depois de compreender o que é ciclo regular e irregular, é importante saber mais sobre o período fértil. Ele indica, na verdade, os dias em que a mulher tem mais propensão a estar fértil, ou seja, a liberar o óvulo.

Logo, é o melhor período para que ela tenha relações sexuais, caso tenha o desejo de ficar grávida. Em ciclos regulares de 28 dias, o período fértil ocorre 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Então, se a mulher menstruou no dia 2 de março, a referência para o período fértil é dia 16 de março, considerando alguns dias antes ou depois da data, tempo de sobrevivência dos espermatozoide e do óvulo.

Por que é mais difícil identificar o período fértil em um ciclo menstrual irregular?

Você viu como é mais simples identificar os possíveis dias férteis em um ciclo regular. Todavia, no ciclo menstrual irregular, a conta sobre o período fértil é mais difícil de ser feita. Isso porque os 14 dias após a menstruação, como mostramos, é uma referência para períodos de 28 dias, já que a ovulação ocorre, justamente, na metade do ciclo.

Agora, quando há variação muito grande nesse intervalo, não adianta a mulher anotar qual foi o primeiro dia da menstruação, pois ela não conhece a duração do seu ciclo. Dessa maneira, caso ela queira engravidar, fica difícil saber os melhores dias para ter relações sexuais.

Como saber quando é o período fértil se o ciclo menstrual não for regular?

Então, o que fazer para aumentar as chances de gravidez caso a mulher tenha o ciclo irregular? Nessa condição, é possível contar com algumas dicas. Veja:

Conhecer os sintomas da ovulação

Uma das formas de estimar o período fértil é a mulher ficar atenta ao seu corpo a fim de identificar os principais sintomas de que está ovulando. São eles:

  • muco cervical mais abundante e elástico com a aparência de clara de ovo;
  • incômodo em um dos ovários, como uma cólica leve, que pode indicar que o corpo está liberando o óvulo;
  • aumento da libido;
  • aumento discreto (0,3º) da temperatura basal, que pode ser medida com o termômetro embaixo da língua logo cedo antes de levantar da cama;
  • mamas mais sensíveis;
  • olfato mais apurado.

Realizar o teste de ovulação de farmácia

Outra dica para identificar o período fértil no ciclo menstrual irregular é utilizar testes de ovulação que você compra em farmácias. Funciona como os testes de gravidez, visto que ele identifica se existe um pico do hormônio LH na urina, o que indica a ovulação.

Existe relação entre ciclo menstrual irregular e infertilidade?

Apesar de existirem algumas estratégias para conhecer o período fértil nessas situações, é necessário que a mulher investigue as causas do ciclo menstrual irregular. Isso porque essas variações podem indicar problemas que tenham relação com a infertilidade, entre eles:

  • desequilíbrio hormonal;
  • síndrome dos ovários policísticos (SOP);
  • endometriose;
  • pólipos endometriais.

Vale destacar que não existe uma relação direta, pois muitas mulheres com menstruação irregular ovulam normalmente. Porém, é sempre indicado buscar orientação médica. Além disso, caso a mulher permaneça infértil mesmo após tratar esses quadros, ela ainda pode engravidar com os tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV).

Agora você já sabe algumas formas de identificar o período fértil mesmo em um ciclo menstrual irregular. Como a contagem de dias deixa de ser precisa nesses casos, é possível perceber a ovulação a partir da observação de alguns sintomas e fazer o teste de farmácia.

Quer entender mais sobre o assunto? Acesse nosso calendário do período fértil!


Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pr¨®xima leitura
Mórula, embrião e blastocisto: qual é a relação?

A gravidez é um processo complexo, que envolve diferentes elementos, por isso é comum várias dúvidas surgirem durante a tentativa de engravidar. Termos como gônadas, gametas, embrião, mórula, blastocisto, fecundação, nidação e eclosão, por exemplo, são frequentemente utilizados em referência ao processo, por profissionais de […]

Ler mais...