Carregando

Ebook SOP Baixe agora o e-book sobre Síndrome dos Ovários Policísticos e entenda tudo sobre essa doença! Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta agora! Clique Aqui!

As vitaminas ajudam a aumentar a fertilidade da mulher?



"Os hábitos de vida podem ter uma grande influência sobre a capacidade do homem e […]"

por Dr. Augusto Bussab

As vitaminas ajudam a aumentar a fertilidade da mulher?

Os hábitos de vida podem ter uma grande influência sobre a capacidade do homem e da mulher de gerar filhos naturalmente, isto é, sobre a fertilidade. Hábitos como o consumo excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo e obesidade estão relacionados ao aumento de infertilidade e taxas de aborto espontâneo.

Nesse contexto, a alimentação aparece como um fator de grande importância na fertilidade de homens e mulheres. As vitaminas e minerais da dieta podem ajudar a aumentar a fertilidade antes da concepção e a manter uma gravidez saudável após a confirmação da gravidez.

Acompanhe o texto de hoje para saber como as vitaminas ajudam na fertilidade da mulher e quais são essas vitaminas.

Qual a relação entre vitaminas e fertilidade?

As vitaminas e minerais presentes na alimentação têm uma estreita relação com a saúde em geral. Mais recentemente, tem sido visto que essa relação se estende também, especificamente, para os níveis hormonais da mulher e sua fertilidade. A alimentação balanceada ajuda a manter um organismo equilibrado, o que é essencial para a manutenção da fertilidade.

O corpo humano é formado por um conjunto de elementos presente no meio ambiente, que são necessários para o funcionamento de seus sistemas. Esses elementos provêm principalmente da dieta de cada pessoa, e sua deficiência implica alterações químicas, que podem desencadear problemas de saúde.

Dessa forma, a reprodução, assim como outras funções do corpo, depende em parte das vitaminas, minerais e outros nutrientes ingeridos.

Quais vitaminas ajudam na fertilidade da mulher?

As vitaminas podem ajudar na fertilidade masculina e feminina. De qualquer forma, o resultado é o aumento da fertilidade e maior facilidade para engravidar.

Listamos a seguir algumas das principais vitaminas e minerais relacionados com a fertilidade.

Vitamina E

A vitamina E pode ser encontrada nos vegetais verde-escuros, azeite extravirgem, cereais integrais, abóbora, salmão, abacate, entre outros. As suas principais funções relacionadas à fertilidade são:

  • melhora da motilidade dos espermatozoides;
  • prevenção do aborto (fortalecimento da parede uterina e da placenta);
  • proteção dos espermatozoides de possíveis fragmentações do DNA (que levam a mutações);
  • melhora da capacidade do espermatozoide em fertilizar o óvulo na fertilização in vitro (FIV), devido ao aumento da quantidade de espermatozoides saudáveis sem mutações e da melhora da sua motilidade.

Vitamina C

Os alimentos fontes de vitamina C são: frutas cítricas (kiwi, limão, laranja, acerola), tomate, brócolis, couve-flor e pimentão. Essa vitamina atua na fertilidade proporcionando:

  • aumento do número de espermatozoides;
  • melhora na motilidade de espermatozoides;
  • melhora da função ovariana e desenvolvimento dos óvulos;
  • proteção do sistema reprodutivo de homens e mulheres contra agentes nocivos devido a sua ação antioxidante.

Vitamina D

A vitamina D pode ser encontrada, principalmente, em peixes como salmão, sardinha e atum. Porém, a principal forma de adquirir essa vitamina é pela exposição ao sol, que induz a produção dela no organismo.

A deficiência de vitamina D pode provocar o envelhecimento precoce dos ovários e, consequentemente, a menopausa precoce. Além disso, ela é necessária para a produção dos hormônios sexuais responsáveis pela ovulação.

Zinco

O zinco é considerado um dos principais minerais relacionados à fertilidade. Ele pode ser encontrado na carne bovina, ostras, fígado de galinha, feijões, germe de trigo e levedura. O uso abusivo de álcool pode reduzir o zinco no organismo.

Seu papel na fertilidade inclui:

  • contribuição para o desenvolvimento de esperma saudável;
  • aumento da fertilidade feminina, principalmente quando combinado com a vitamina B6 (presente na cenoura, espinafre, carne bovina, amêndoas e grão-de-bico).

É importante lembrar que as vitaminas que aumentam a fertilidade geral também podem ajudar os casais que passam por um tratamento de reprodução assistida. Elas podem, por exemplo, aumentar as chances de sucesso na FIV, dependendo da indicação.

Você gostou de saber mais sobre a relação das vitaminas com a fertilidade da mulher? Então compartilhe esse texto em suas redes sociais para que seus amigos também saibam!


Deixe o seu comentário
Próxima leitura
Hérnia nos testículos pode causar infertilidade?

Fertilidade é sempre uma questão que traz dúvidas a homens e mulheres. Uma delas é […]

Ler mais...